Artigos
 VER TODOS OS ARTIGOS 

Vinhos do Tejo no Brasil - Rio e São Paulo - Fevereiro de 2016
ENONEWS 28-01-2016
 
Duas Grandes Provas de Vinhos do Tejo, Jantares Harmonizados, Premiação e Masterclasses fazem parte das atividades da ‘Semana Vinhos do Tejo no Brasil', tendo como chef de cozinha convidado Rodrigo Castelo 


Acontecerá entre os dias 21 e 26 de Fevereiro de 2016 a Semana dos Vinhos do Tejo no Brasil, na qual produtores de vinho da Região do Tejo, em Portugal, apresentarão ao público brasileiro cerca de 100 rótulos, dentre espumantes, brancos, rosés e tintos.

São todos vinhos reconhecidos, premiados e selecionados pela CVR TEJO - Comissão Vitivinícola da Região do Tejo | www.vinhosdotejo.com  - entidade responsável pela promoção e certificação dos vinhos desta região vitivinícola portuguesa.

A Semana dos Vinhos do Tejo contará com a participação da Adega Cooperativa do Cartaxo, Agro Batoréu, Casal Branco, Casa Cadaval, Casal da Coelheira, Casal do Conde, Fiuza, Quinta da Badula, Quinta do Casal Monteiro, Quinta da Lapa, Quinta da Alorna, Pinhal da Torre, Encosta do Sobral, Companhia das Lezírias e Enoport - United Wines.

A Grande Prova dos produtores acima acontecerá no dia 23.02 no Iate Clube do Rio de Janeiro das 15h às 20h.

E no dia 25.02 no Consulado de Portugal São Paulo das 15h às 20h.

Luís de Castro, presidente da CVR TEJO afirma "A Região do Tejo produz ótimos vinhos apreciados em Portugal e no mundo inteiro, pois são premiadíssimos em todos os mercados. Sua presença no importante mercado do Brasil cresceu 30% em 2015".

Durante a Grande Prova acontecerá como atividades paralelas a Vino Bikes Tejo, a Master Class Vinhos do Tejo (palestras, com degustação) e a entrega dos prêmios Tejo Master. "Temos verificado com agrado que os vinhos do Tejo estão cada vez mais bem aceitos pelos brasileiros e tudo isto se deve a sua qualidade", resume João Silvestre, Diretor Geral da CVR TEJO.

Este ano o evento contará com a presença do renomado e premiado chef português Rodrigo Castelo, proprietário do Taberna Ó Balcão, em Santarém, Portugal. O chef é a personalidade convidada pela CVR TEJO para comandar degustações com vinhos do Tejo - em jantar e almoço - fechados exclusivamente para a imprensa e empresários do setor - nos dias 21.02 (Adegão Português, jantar, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro) e 26.02 (Alma Cozinha, almoço, Perdizes, São Paulo).

Sobre o chef Rodrigo Castelo: Nascido em Santarém, Portugal, em 1980, desde cedo desenvolveu o gosto pela cozinha. É proprietário do aconchegante restaurante ‘Taberna Ó Balcão', em Santarém, Portugal. O respeito pelos produtos do Ribatejo sempre fez parte da sua forma de vivenciar a cozinha - mesmo quando mais jovem se limitava a fazer petiscadas aos amigos. Por instinto e curiosidade, vem desenvolvendo um consistente repertório gastronômico, de inspiração tradicional e regional. Em julho passado voltou a se desafiar ao apostar em um novo projeto, o ‘Peixe Ó Balcão', que abriu no ‘Mercado de Algés'. O restaurante ‘Taberna Ó Balcão' ganhou o ‘Prêmio Revelação do Tejo Gourmet - 5º Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo', que teve âmbito nacional.

Tejo - tradição aliada à renovada tecnologia:
 
• A Comissão Vitivinícola da Região do Tejo (CVR Tejo) é a entidade responsável pela promoção e certificação dos vinhos da região.

• A região dos vinhos do Tejo é composta por um total de 17 mil hectares, que produzem, anualmente, cerca de 630 mil hectolitros.

• Entre 2008 e 2013 a exportação da região cresceu 78%, sendo que em 2013 o desempenho global - ao nível das exportações de Vinhos do Tejo para o mercado internacional (União Europeia e países terceiros) - ultrapassou os 14 milhões de garrafas.  

• Os três maiores mercados da região foram, em 2013, Angola, Suécia, China; sendo que os EUA, Polônia e Brasil revelaram-se, nesse ano, os melhores mercados para a região.

• Ainda muitíssimo pouco explorada, a região do Tejo - que corresponde a 10% do território total de Portugal - corresponde à única comunidade vitivinícola baseada em torno do maior rio português, o Tejo, que percorre o País desde seu interior até Lisboa - e que oferece ótimas condições climáticas (clima sub-mediterrâneo) para o cultivo das uvas, tanto nacionais como estrangeiras.

A região é conhecida pelo blends de castas nacionais portuguesas como Touriga Nacional, Trincadeira, Fernão Pires, Arinto, e variedades internacionais como Cabernet Sauvignon, Sauvignon Blanc e Chardonnay, que produzem excelentes brancos, tintos e rosados.

• O Tejo separa três regiões distintas na produção de uvas, ou seja, três terroirs. São eles: Bairro, Campo e Charneca.

SP: Grande Prova Anual - 25.02, quinta-feira, das 15h às 20h. Imprensa às 16h - Consulado Geral de Portugal: Rua Canadá, 324, Jardim América, São Paulo, SP, estacionamento próprio. Tel.: (11) 3084-1800.

Rio: Grande Prova Anual - 23.02, terça-feira das 15h às 20h. Imprensa às 16h. Iate Clube do Rio de Janeiro: Av. Pasteur, 333, Urca, Rio de Janeiro, RJ. Tel.: (21) 3223-7200.


Mais informações: http://www.caravanadosvinhosdotejo.com.br/


PARA MAIS INFORMAÇÕES: Wine Senses Brasil
www.winesenses.com.br  - www.caravanadosvinhosdotejo.com
Rua Rocha, 167 Conjuntos 102 e 103 - Bela Vista - São Paulo - SP
Tels.: 55 (11) 3253-6693 | 3253-6692 - E-mail: info@caravanadosvinhosdotejo.com.br


 


 



 
  Início
Vídeo
Download
Fale Conosco
Cadastro
  Institucional
Cursos
Degustações
Enoturismo
Enopoemas
Dicas
  Cláudia Elaine Garcia de Oliveira
Artigos
Enonews
Momento Divino
Fotos "Social do Vinho"
Saiu na Mídia
 
 
.:: • © Copyright 2007 - 2018, ENOAMIGOS ® • Santos • São Paulo • claudia@enoamigos.com.br • http://www.enoamigos.com.br .::
.:: • PORTALWEB 5.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy