Artigos
 VER TODOS OS ARTIGOS 

Cervejas e queijos - confira as harmonizações que são a cara do verão
Esta dupla possui uma afinidade natural: a variedade de sabores e de texturas - tanto de um, quanto de outro - dá o tom a deliciosas harmonizações
ENONEWS 20-01-2017


Consumida durante o ano todo, a cerveja é, sem sombra de dúvida, uma das bebidas prediletas dos brasileiros. O que ajuda a torná-la uma verdadeira paixão nacional é o fato de que aqui, ela é consumida gelada e contrasta com as altas temperaturas típicas de nosso clima tropical.

Uma boa dica para se aproveitar ainda mais o verão, é unir os variados sabores dos deliciosos queijos da campanha "Abra Seu Paladar" dos Queijos da Europa, realizada pelo CNIEL (Centro Nacional Interprofissional da Economia Leiteira da França) e pela União Europeia, ao de cervejas especiais. Esse casamento de sabores e texturas, tradicional na Europa, ganha cada dia mais a preferência dos brasileiros.

Na hora de harmonizar queijos e cervejas, pense no amargor e intensidade do lúpulo, no frescor e doçura de malte, no nível de carbonatação e os sabores extras adicionados à cerveja. Já com relação aos queijos, repare em sua textura, nível de maturação, teor de creme e intensidade do sabor e retrogosto. Cervejas e queijos também compartilham alguns sabores semelhantes, como o de nozes, florais, frutados e terrosos. As harmonizações podem ser complementares, similares ou contrastantes... Confira nosso pequeno guia!


 

Serviço e Degustação


- Geralmente, serve-se do sabor mais doce ao mais robusto - tanto para os queijos quanto para as cervejas;

- Procura-se sublinhar as afinidades entre os produtos (ou seja, queijo mais adocicado com uma cerveja igualmente adocicada) ou seus contrastes (queijos mais adocicados + cerveja com sabor acentuado);

- Deguste primeiro o queijo e depois a cerveja, depois inverta para obter um máximo de sensações diferentes;

- Lembre-se de retirar os queijos da geladeira pelo menos uma hora antes que as degustações comecem e procure não deixar as cervejas extremamente geladas - o frio excessivo tanto de um quanto de outro "matará" os aromas.

 



 


 



 
  Início
Vídeo
Download
Fale Conosco
Cadastro
  Institucional
Cursos
Degustações
Enoturismo
Enopoemas
Dicas
  Cláudia Elaine Garcia de Oliveira
Artigos
Enonews
Momento Divino
Fotos "Social do Vinho"
Saiu na Mídia
 
 
.:: • © Copyright 2007 - 2018, ENOAMIGOS ® • Santos • São Paulo • claudia@enoamigos.com.br • http://www.enoamigos.com.br .::
.:: • PORTALWEB 5.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy