Artigos
 VER TODOS OS ARTIGOS 

Momento DiVino "Douro Boys - leilão da edição limitada 2017" 26/07/19 - A Tribuna Jornal - Santos
MOMENTO DIVINO 26-07-2019

Douro Boys: Dirk van der Niepoort, Cristiano Van Zeller, Tomas Roquette, João Ferreira Álvares Ribeiro e Vito Olazabal


Santé! O Douro ostenta vinhas peculiares e milenares, cravadas em patamares de suas encostas ao longo do rio do mesmo nome, com paisagens reconhecidas pela Unesco. É uma região de grande destaque mundial por seu vinho do Porto. Entretanto o Vale do Douro não era lá de grande notoriedade, dizia-se que “ficava em algum lugar da Europa Ocidental”, seus vinhos tintos e brancos atraíam pouca atenção, a exceção do já afamado Barca Velha. Eis que Jorge Roquette, João Ferreira Álvares Ribeiro, Dirk van der Niepoort, Cristiano Van Zeller e Vito Olazabal, tiveram a ideia de criar o grupo ‘Douro Boys’, boys por diversão, uma vez que são enólogos bastante adultos e experientes.


Assim nasceu o Douro Boys, com o objetivo direto de anuir aos vinhos secos do Douro um reconhecimento à altura de sua qualidade e posicioná-los em pé de igualdade com os vinhos do Porto. Criado em 2003, o Douro Boys constituiu-se a partir de cinco quintas do Douro: a Quinta do Vallado, a Niepoort, a Quinta do Crasto, a Quinta Vale D. Maria e a Quinta do Vale Meão.

Dirk van der Niepoort, Cristiano Van Zeller, Tomas Roquette, João Ferreira Álvares Ribeiro e Vito Olazabal

Tomás Roquette, um dos proprietários da Quinta do Crasto e protagonista da nova geração de enólogos do Vale do Douro, conta que em celebração aos 15 anos do grupo, serão apresentadas as novas safras de dois vinhos criados pelos cinco boys: o Douro Boys Red Wine Cuvée 2017 e o Douro Boys Vintage Port 2017. O lançamento da edição limitada terá venda única num leilão.


No último leilão, comemorativo aos 10 anos do grupo, a edição Douro Boys Red Wine Cuvée 2011 teve tiragem de apenas 750 garrafas. O néctar traduzia a elegância estruturada do Vallado, o frescor intransigente da Niepoort, a fruta encantadora do Crasto, a mineralidade aristocrática do Vale Dona Maria, e o corpo encantador de Meão. Um vinho que muito possivelmente poderia escrever a história, na medida em que reunia um potencial ilimitado do inconfundível caráter Douro. Imagino o quão maravilhoso estarão os lançamentos das safras de 2017!


Para a elaboração dos novos Douro Boys Red Wine Cuvée e Douro Boys Vintage Port, cada enólogo selecionou sua melhor barrica de vinho tinto e sua melhor pipa de Porto Vintage, safra 2017. “Foi uma colheita impressionante no Douro. Escolhemos o excepcional entre o que já tínhamos de melhor para os blends Douro Boys”, resume Tomás.


E, os interessados em adquirir os rótulos devem se preparar, pois as vendas acontecerão exclusivamente em um leilão, no dia 10 de outubro, no belíssimo hotel Six Senses Douro Valley, em Portugal. Os lances também poderão ser feitos por escrito ou por telefone no dia do evento.


Peter Mansell, licitador especialista em vinhos da Christie’s, em Londres, será o responsável por conduzir o leilão e bater o martelo. Além dos dois vinhos Douro Boys, serão leiloadas raridades das caves do quinteto, experiências com os produtores, estadias em hotéis e degustações.


Indubitavelmente hoje o Vale do Douro aparece como uma seção indispensável em qualquer carta de vinhos sofisticada. Informações: www.douroboys.com


As inscrições para participar do leilão vão até 25 de setembro. Para obter todos os detalhes é preciso entrar em contato com a Wine&Partners em Portugal pelo telefone +43 1 36 9 79 90 ou pelo e-mail i.kitzwoegerer@wine-partners.at.


Fantástica oportunidade! Até a próxima taça!


momentodivino@atribuna.com.br



Garrafas da Edição 2011

Para os novos Douro Boys Red Wine Cuvée e Douro Boys Vintage Port, cada enólogo selecionou sua melhor barrica de vinho tinto

AGENDA


06/08 às 20h30 Mistral Importadora - Jantar harmonizado com a presença de Alberto Weisser e Gabriela Mascioli, proprietários da Herdade de Coelheiros, Alentejo, PT. No rest. La Tambouille, SP. R$ 590,00 - Reservas (11) 3372-3401


07/08 às 16h30 - 9ª edição Wines of Chile – Grand Tasting 2019, no Hotel Unique, SP. Apenas para profissionais. Infos. rspv@ch2a.com.br


07/08 às 19h30 Wines of Chile Academy nível 1, masterclass sobre vinhos chilenos, ministrada por Arthur Piccolomini de Azevedo, ABS-SP. Local: ABS Litoral, no SinHoRes - Av. Conselheiro Nébias, 365. Valor R$50,00


13/08 às 15h30 Wines of Argentina – Tasting Experience 2019 na Casa da Fazenda, Morumbi, SP. Apenas para profissionais.


 
► Baixe o Artigo em PDF


 



 
  Início
Vídeo
Download
Fale Conosco
Cadastro
  Institucional
Cursos
Degustações
Enoturismo
Enopoemas
Dicas
  Cláudia Elaine Garcia de Oliveira
Artigos
Enonews
Momento Divino
Fotos "Social do Vinho"
Saiu na Mídia
 
 
.:: • © Copyright 2007 - 2019, ENOAMIGOS ® • Santos • São Paulo • claudia@enoamigos.com.br • http://www.enoamigos.com.br .::
.:: • PORTALWEB 5.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy