Artigos
 VER TODOS OS ARTIGOS 

Momento DiVino "Wines of Argentina 2019 - el vino argentino" 06/09/19 - A Tribuna Jornal - Santos
MOMENTO DIVINO 06-09-2019

Santé! A Revolução dos Brancos Argentinos e o Mapa da Malbec foram o ponto alto do Argentina Tasting Experience 2019, em São Paulo. Cinco dos maiores enólogos do país brindaram centenas de profissionais e especialistas com seus conhecimentos: Alejandro Vigil da El Enemigo/Catena Zapata, Edy Del Pópolo da Susana Balbo Wines, David Bonomi da Bodega Norton, Sebastian Zuccardi da Zuccardi Valle de Uco e Alejandro Sejanovich da Manos Negras/Tinto Negro.


No ranking mundial o Brasil é o quarto destino de exportação de vino argentino liderado pelos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá, e continua sendo o principal destino de exportação da América Latina.


Alejandro Vigil iniciou o tema ‘A Revolução dos Brancos Argentinos’, contando que a partir de 1980 muitos vinhedos antigos de Malbec foram substituídos por uvas brancas. Torrontés, Chardonnay, Sauvignon Blanc, Chenin, Viognier, Semillón, Riesling e outras, exatamente nessa ordem de produtividade, demonstram a diversidade das uvas que compõem os brancos atuais. Vinhos corretos, refrescantes, aromáticos, personalizados e complexos. Destaco a uva Torrontés (cruzamento da Moscatel de Alexandria com a nativa Criolla Chica, a mesma País no Chile e Mission na Califórnia), a branca mais cultivada e emblemática na Argentina, confundida muitas vezes com a alsaciana Gewürztraminer. Ambas aromáticas e saborosas. No nariz parece um vinho de características doces, com flores e frutas brancas maduras, mas é seco e refrescante, no paladar. Hoje os produtores ousam na vinificação, fazendo cortes, concluindo vinhos mais autênticos, mais elegantes e por vezes até com estágio em madeira.


Chardonnay é a segunda branca mais cultivada e produz os brancos platinos mais concorridos. Atualmente os enólogos estão focando a vinificação em ovos e tanques de concreto ou inox e menos passagem em madeira, mas é inegável que são líderes em Chardonnays encorpados e potentes.


A masterclass ‘O Mapa da Malbec’ manteve o padrão elevado desses vinhos que conquistam a todos, mundialmente. A Argentina já superou, há tempos, a França, de onde a Malbec (denominada Côt ou Auxerrois Noir) é nativa. Trazida em 1852 pelo agrônomo francês Michel Aimé Pouget, a tinta símbolo, tem 88% de seus vinhedos em Mendoza, região mais favorável ao seu cultivo. Vinhos com excelente equilíbrio entre concentração, maciez e tanicidade. Vinhos com alta acidez, persistência e elegância.


O evento tem apoio da Wines of Argentina (@winesofarg) responsável pela divulgação do vino argentino no mundo. Agradeço imensamente o convite.


Acompanhe meus stories desse evento no instagram @claudiaenoamigos


Até a próxima taça!


momentodivino@atribuna.com.br

PROVEI E INDICO


Amalaya Torrontés Riesling 2018, Salta, AR
Uva: 85%Torrontés e 15%Riesling (biodinâmico)
Cor: amarelo claro brilhante 13° GL
Nariz: lichia, cítricos, toque floral e herbáceo
Boca: seco, fresco, corpo médio, persistente
(Decanter)


Catena Zapata Adrianna Chardonnay White Stones 2016, Mendoza, AR
Uva: Chardonnay 13°GL (12 a 16 m carv. francês)
Cor: amarelo brilhante
Nariz: floral e mineral, frutas maduras, complexo
Boca: seco, acidez intensa, corpo médio, saboroso, poderoso e longo
(Mistral)


Tinto Negro 1955 Vineyards La Consulta 2016, Uco, Mendoza, AR
Uva: Malbec (14 m carv. francês)
Cor: rubi intenso e brilhante 14°GL
Nariz: frutas vermelhas maduras, especiarias, complexo (decantar)
Boca: seco, equilibra acidez, corpo e taninos, mineral e suculento
(Bodegas Wine)


Susana Balbo Ben Marco Sin Limites Gualtallary 2017, Uco, Mendoza, AR
Uva: Malbec 14°GL
Cor: rubi intenso (12 m carv. francês 1° e 3° uso)
Nariz: frutas negras, especiarias, mineral, terroso, complexo (decantar)
Boca: seco, encorpado, estruturado, taninos finos, longo
(Cantu)


 

Alejandro Vigil da El Enemigo/Catena Zapata, Edy Del Pópolo da Susana Balbo Wines, David Bonomi da Bodega Norton, Sebastian Zuccardi da Zuccardi Valle de Uco e Alejandro Sejanovich da Manos Negras/Tinto Negro


 
► Baixe o Artigo em PDF


 



 
  Início
Vídeo
Download
Fale Conosco
Cadastro
  Institucional
Cursos
Degustações
Enoturismo
Enopoemas
Dicas
  Cláudia Elaine Garcia de Oliveira
Artigos
Enonews
Momento Divino
Fotos "Social do Vinho"
Saiu na Mídia
 
 
.:: • © Copyright 2007 - 2019, ENOAMIGOS ® • Santos • São Paulo • claudia@enoamigos.com.br • http://www.enoamigos.com.br .::
.:: • PORTALWEB 5.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy