ENOAMIGOS

Cursos e Consultoria em Vinhos

claudia@enoamigos.com.br

• Santos • São Paulo

Artigos
Momento DiVino "Wines of Argentina 2019 - el vino argentino" 06/09/19 - A Tribuna Jornal - Santos
MOMENTO DIVINO 06-09-2019

Santé! A Revolução dos Brancos Argentinos e o Mapa da Malbec foram o ponto alto do Argentina Tasting Experience 2019, em São Paulo. Cinco dos maiores enólogos do país brindaram centenas de profissionais e especialistas com seus conhecimentos: Alejandro Vigil da El Enemigo/Catena Zapata, Edy Del Pópolo da Susana Balbo Wines, David Bonomi da Bodega Norton, Sebastian Zuccardi da Zuccardi Valle de Uco e Alejandro Sejanovich da Manos Negras/Tinto Negro.


No ranking mundial o Brasil é o quarto destino de exportação de vino argentino liderado pelos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá, e continua sendo o principal destino de exportação da América Latina.


Alejandro Vigil iniciou o tema ‘A Revolução dos Brancos Argentinos’, contando que a partir de 1980 muitos vinhedos antigos de Malbec foram substituídos por uvas brancas. Torrontés, Chardonnay, Sauvignon Blanc, Chenin, Viognier, Semillón, Riesling e outras, exatamente nessa ordem de produtividade, demonstram a diversidade das uvas que compõem os brancos atuais. Vinhos corretos, refrescantes, aromáticos, personalizados e complexos. Destaco a uva Torrontés (cruzamento da Moscatel de Alexandria com a nativa Criolla Chica, a mesma País no Chile e Mission na Califórnia), a branca mais cultivada e emblemática na Argentina, confundida muitas vezes com a alsaciana Gewürztraminer. Ambas aromáticas e saborosas. No nariz parece um vinho de características doces, com flores e frutas brancas maduras, mas é seco e refrescante, no paladar. Hoje os produtores ousam na vinificação, fazendo cortes, concluindo vinhos mais autênticos, mais elegantes e por vezes até com estágio em madeira.


Chardonnay é a segunda branca mais cultivada e produz os brancos platinos mais concorridos. Atualmente os enólogos estão focando a vinificação em ovos e tanques de concreto ou inox e menos passagem em madeira, mas é inegável que são líderes em Chardonnays encorpados e potentes.


A masterclass ‘O Mapa da Malbec’ manteve o padrão elevado desses vinhos que conquistam a todos, mundialmente. A Argentina já superou, há tempos, a França, de onde a Malbec (denominada Côt ou Auxerrois Noir) é nativa. Trazida em 1852 pelo agrônomo francês Michel Aimé Pouget, a tinta símbolo, tem 88% de seus vinhedos em Mendoza, região mais favorável ao seu cultivo. Vinhos com excelente equilíbrio entre concentração, maciez e tanicidade. Vinhos com alta acidez, persistência e elegância.


O evento tem apoio da Wines of Argentina (@winesofarg) responsável pela divulgação do vino argentino no mundo. Agradeço imensamente o convite.


Acompanhe meus stories desse evento no instagram @claudiaenoamigos


Até a próxima taça!


momentodivino@atribuna.com.br

PROVEI E INDICO


Amalaya Torrontés Riesling 2018, Salta, AR
Uva: 85%Torrontés e 15%Riesling (biodinâmico)
Cor: amarelo claro brilhante 13° GL
Nariz: lichia, cítricos, toque floral e herbáceo
Boca: seco, fresco, corpo médio, persistente
(Decanter)


Catena Zapata Adrianna Chardonnay White Stones 2016, Mendoza, AR
Uva: Chardonnay 13°GL (12 a 16 m carv. francês)
Cor: amarelo brilhante
Nariz: floral e mineral, frutas maduras, complexo
Boca: seco, acidez intensa, corpo médio, saboroso, poderoso e longo
(Mistral)


Tinto Negro 1955 Vineyards La Consulta 2016, Uco, Mendoza, AR
Uva: Malbec (14 m carv. francês)
Cor: rubi intenso e brilhante 14°GL
Nariz: frutas vermelhas maduras, especiarias, complexo (decantar)
Boca: seco, equilibra acidez, corpo e taninos, mineral e suculento
(Bodegas Wine)


Susana Balbo Ben Marco Sin Limites Gualtallary 2017, Uco, Mendoza, AR
Uva: Malbec 14°GL
Cor: rubi intenso (12 m carv. francês 1° e 3° uso)
Nariz: frutas negras, especiarias, mineral, terroso, complexo (decantar)
Boca: seco, encorpado, estruturado, taninos finos, longo
(Cantu)


 

Alejandro Vigil da El Enemigo/Catena Zapata, Edy Del Pópolo da Susana Balbo Wines, David Bonomi da Bodega Norton, Sebastian Zuccardi da Zuccardi Valle de Uco e Alejandro Sejanovich da Manos Negras/Tinto Negro
.:: • © Copyright 2007 - 2020, ENOAMIGOS ® • Santos • São Paulo • claudia@enoamigos.com.br • http://www.enoamigos.com.br .::
.:: • PORTALWEB 6.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy