Artigos
 VER TODOS OS ARTIGOS 

Momento DiVino "Viña Los Boldos" 15/11/19 - A Tribuna Jornal - Santos
MOMENTO DIVINO 15-11-2019

Santé! Vinhedos provenientes da zona central chilena, no Valle Cachapoal, aninhados na Cordilheira dos Andes, região regulamentada como Cachapoal Andes, demarcam a Viña Los Boldos.


O clima é temperado, com invernos frios e chuvosos, e, verões quentes e secos. A influência da Cordilheira, resulta em grandes oscilações térmicas entre dia e noite, o que permite amadurecimento lento e equilibrado das uvas. O rio Cachapoal atua como um moderador de temperaturas e é a principal fonte de irrigação da vinha. O solo é de origem aluvial, o que favorece a drenagem, oxigenação e o desenvolvimento profundo das raízes das plantas, proporcionando condições de excelência para a produção de vinho de alta qualidade.


A Viña foi iniciada em 1991, em Santa Amalia, no município de Requínoa, objetivando produzir vinhos de alta gama.  Em 2008 Los Boldos passou a fazer parte do Grupo Sogrape, empresa portuguesa renomada, criadora do Mateus Rosé, conhecido mundialmente. Além da rede de distribuição internacional e presença mundial, a Sogrape implementou vasto programa de reformas e investimentos nas vinhas e na vinícola como um todo, impulsionando cada vez mais a qualidade superior de seus vinhos no Chile.


Nos anos subsequentes a Viña só cresceu e vem se destacando. Em 2014, obtiveram a certificação de sustentabilidade nos vinhedos, vinícolas, além de engarrafadoras e área social. Recentemente as vinhas alcançaram grande potencial com plantas que atingiram seu equilíbrio natural, permitindo a elaboração de vinhos de extrema qualidade e complexidade.


O cultivo de uvas no território da Los Boldos teve início em 1948, e hoje seus 170 hectares abrigam Sauvignon Blanc, Chardonnay, Merlot, Cabernet Sauvignon, Carménère e Syrah. São vinhos premium cuidadosamente vinificados em busca da excelência, misturando o vigor e a grandeza dos Andes com a elegância e tradição europeia.


Noite dessas, num delicioso jantar no Elo Gastronomia, pude conferir os rótulos Château Los Boldos, harmonizando com iguarias especialmente preparadas pelo chef Edu Lascane, sob a condução do enólogo chefe da Viña, Víctor Gatica. Destaco o Sauvignon Blanc Tradition harmonizado com filé de congrio e salada de abacate e cebola roxa com espuma de limão siciliano. Uau! Consumaram um casamento picante e bastante refrescante. E o Cabernet Sauvignon Vieilles Vignes acompanhando o prato de cerdo (barriga e costela de porco) com grão-de-bico e linguiça artesanal, dos deuses! Vinhos elaborados com maestria e gostinho de quero mais.


Acompanhe minhas impressões e até a próxima taça!


momentodivino@atribuna.com.br

PROVEI E INDICO


Château Los Boldos Tradition Reserve Sauvignon Blanc 2018
Uva:
Sauvignon Blanc 12,5°GL

Cor: palha com verdeal brilhante
Nariz: herbáceo, fresco, aspargos, frutas cítricas
Boca: seco, frutado, ótima acidez, corpo médio, saboroso
R$ 90,00 no site https://www.zahil.com.br

Château Los Boldos Vieilles Vignes Cabernet Sauvignon 2015
Uva:
Cabernet Sauvignon (12 meses carv.francês)

Cor: rubi intenso e brilhante, violáceo (13,9°GL)
Nariz: amoras, cassis e framboesas, toque defumado, tabaco e couro.
Boca: seco, equilibrado, corpo médio, taninos macios, persistente e elegante.
R$ 261,00 no site https://www.zahil.com.br 

Os vinhos da Viña Los Boldos são importados pela Zahil


 
► Baixe o Artigo em PDF


 



 
  Início
Vídeo
Download
Fale Conosco
Cadastro
  Institucional
Cursos
Degustações
Enoturismo
Enopoemas
Dicas
  Cláudia Elaine Garcia de Oliveira
Artigos
Enonews
Momento Divino
Fotos "Social do Vinho"
Saiu na Mídia
 
 
.:: • © Copyright 2007 - 2019, ENOAMIGOS ® • Santos • São Paulo • claudia@enoamigos.com.br • http://www.enoamigos.com.br .::
.:: • PORTALWEB 5.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy