ENOAMIGOS

Cursos e Consultoria em Vinhos

claudia@enoamigos.com.br

• Santos • São Paulo

Artigos
Momento DiVino "Viña Los Boldos" 15/11/19 - A Tribuna Jornal - Santos
MOMENTO DIVINO 15-11-2019

Santé! Vinhedos provenientes da zona central chilena, no Valle Cachapoal, aninhados na Cordilheira dos Andes, região regulamentada como Cachapoal Andes, demarcam a Viña Los Boldos.


O clima é temperado, com invernos frios e chuvosos, e, verões quentes e secos. A influência da Cordilheira, resulta em grandes oscilações térmicas entre dia e noite, o que permite amadurecimento lento e equilibrado das uvas. O rio Cachapoal atua como um moderador de temperaturas e é a principal fonte de irrigação da vinha. O solo é de origem aluvial, o que favorece a drenagem, oxigenação e o desenvolvimento profundo das raízes das plantas, proporcionando condições de excelência para a produção de vinho de alta qualidade.


A Viña foi iniciada em 1991, em Santa Amalia, no município de Requínoa, objetivando produzir vinhos de alta gama.  Em 2008 Los Boldos passou a fazer parte do Grupo Sogrape, empresa portuguesa renomada, criadora do Mateus Rosé, conhecido mundialmente. Além da rede de distribuição internacional e presença mundial, a Sogrape implementou vasto programa de reformas e investimentos nas vinhas e na vinícola como um todo, impulsionando cada vez mais a qualidade superior de seus vinhos no Chile.


Nos anos subsequentes a Viña só cresceu e vem se destacando. Em 2014, obtiveram a certificação de sustentabilidade nos vinhedos, vinícolas, além de engarrafadoras e área social. Recentemente as vinhas alcançaram grande potencial com plantas que atingiram seu equilíbrio natural, permitindo a elaboração de vinhos de extrema qualidade e complexidade.


O cultivo de uvas no território da Los Boldos teve início em 1948, e hoje seus 170 hectares abrigam Sauvignon Blanc, Chardonnay, Merlot, Cabernet Sauvignon, Carménère e Syrah. São vinhos premium cuidadosamente vinificados em busca da excelência, misturando o vigor e a grandeza dos Andes com a elegância e tradição europeia.


Noite dessas, num delicioso jantar no Elo Gastronomia, pude conferir os rótulos Château Los Boldos, harmonizando com iguarias especialmente preparadas pelo chef Edu Lascane, sob a condução do enólogo chefe da Viña, Víctor Gatica. Destaco o Sauvignon Blanc Tradition harmonizado com filé de congrio e salada de abacate e cebola roxa com espuma de limão siciliano. Uau! Consumaram um casamento picante e bastante refrescante. E o Cabernet Sauvignon Vieilles Vignes acompanhando o prato de cerdo (barriga e costela de porco) com grão-de-bico e linguiça artesanal, dos deuses! Vinhos elaborados com maestria e gostinho de quero mais.


Acompanhe minhas impressões e até a próxima taça!


momentodivino@atribuna.com.br

PROVEI E INDICO


Château Los Boldos Tradition Reserve Sauvignon Blanc 2018
Uva:
Sauvignon Blanc 12,5°GL

Cor: palha com verdeal brilhante
Nariz: herbáceo, fresco, aspargos, frutas cítricas
Boca: seco, frutado, ótima acidez, corpo médio, saboroso
R$ 90,00 no site https://www.zahil.com.br

Château Los Boldos Vieilles Vignes Cabernet Sauvignon 2015
Uva:
Cabernet Sauvignon (12 meses carv.francês)

Cor: rubi intenso e brilhante, violáceo (13,9°GL)
Nariz: amoras, cassis e framboesas, toque defumado, tabaco e couro.
Boca: seco, equilibrado, corpo médio, taninos macios, persistente e elegante.
R$ 261,00 no site https://www.zahil.com.br 

Os vinhos da Viña Los Boldos são importados pela Zahil

.:: • © Copyright 2007 - 2020, ENOAMIGOS ® • Santos • São Paulo • claudia@enoamigos.com.br • http://www.enoamigos.com.br .::
.:: • PORTALWEB 6.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy