ENOAMIGOS

Cursos e Consultoria em Vinhos

claudia@enoamigos.com.br

• Santos • São Paulo

Artigos
Momento DiVino "Esporão Colheita 2019 – vinho ao ritmo da natureza" 17/07/20 - A Tribuna Jornal - Santos
MOMENTO DIVINO 17-07-2020

Santé! Pesquisas de mercado têm demonstrado que o vinho está mais presente na mesa dos brasileiros, principalmente agora, nesses tempos de pandemia. E se o vinho é a mais saudável das bebidas alcoólicas, ou melhor, a que menos mal faz a saúde, melhor ainda que seja orgânico. Na era da preservação ambiental, da biodiversidade e consumo de alimentos cada vez mais saudáveis, o vinho também se enquadra e faz parte disso, como em um retorno à princípios ancestrais da vitivinicultura, onde tudo era natural.

E o que é um vinho orgânico?

É aquele feito a partir de uvas cultivadas sem uso de quaisquer substâncias sintéticas, como agrotóxicos, pesticidas e adubos químicos. Não aos defensivos agrícolas ou qualquer química. A cultura orgânica promove a sustentabilidade do meio ambiente, o uso responsável da terra, da água e do ar. Entretanto, como muitos desconhecem, o vinho orgânico admite o uso de técnicas modernas na hora da vinificação, como por exemplo a adição de sulfitos antioxidantes, conservantes e leveduras selecionadas. O resultado é um vinho quase similar ao elaborado com uvas de trato convencional, mas muito mais eficaz no quesito uva sã, vinho saudável.  Vai do simples e rústico até o elegante e complexo.

E nessa linha, no coração do Alentejo, em Portugal, exatamente em Reguengos de Monsaraz, distrito de Évora, a vinícola Herdade do Esporão, que é uma propriedade de 1.830 hectares, desses cerca de 670 são vinhedos, vem promovendo o cultivo orgânico em cerca de 500 hectares da vinícola.


A Natureza sabiamente comanda o ritmo das atividades nos vinhedos do Esporão. Eles contam com a ajuda de morcegos, galinhas e ovelhas os quais combatem pragas e ajudam na manutenção dos solos. Plantas como a roseira brava, o abrunheiro bravo, a madressilva ou loureiro promovem o aumento de espécies auxiliares que protegem as videiras, ajudando a aumentar a matéria orgânica e a conservação o solo, garantindo a qualidade da produção. Como é um vinho produzido seguindo práticas de agricultura orgânica, os elementos naturais são os principais aliados dos enólogos na construção de sua identidade e sabor. As galinhas comem os insetos, as ovelhas cortam as ervas daninhas e os morcegos se alimentam das pragas. Cada um tem o seu papel e todos são fundamentais! É como uma volta ao passado, métodos de origem ancestral na condução de um vinhedo, passando pela terra, pelos frutos e pelas adegas. Até à mesa. Ao ritmo da natureza, o Esporão produz vinhos únicos e se constrói um ecossistema equilibrado.


A produtora alentejana iniciou o plantio biológico ou orgânico em 2008 e hoje são 702 hectares orgânicos de vinhas e olivais. E a ideia dos produtores é chegar em 2021 com certificação orgânica total de toda a área plantada da Herdade do Esporão.

Tudo pela qualidade dos produtos, preservação ambiental e a saúde das pessoas.

Provei recentemente a safra 2019 do Esporão Colheita, engarrafado em junho do mesmo ano, recém lançado. É o autêntico e delicioso orgânico da Esporão. Sandra Alves é a enóloga responsável, sob os olhos do premiado enólogo australiano David Baverstock que conduz também outras vinícolas do grupo. As uvas são de vinhedos de 12 anos de idade, provenientes de solo granítico xistoso e estrutura franco-argilosa. A vinificação se dá em lagares com pisa a pé e maturação por 6 meses em cubas de betão (grandes tulipas de concreto), que por sua porosidade resultam na perfeita extração e essência da uva. Grande vinho!

A Herdade do Esporão foi iniciada pela família Roquette em 1980, e as primeiras vinhas foram cultivadas em torno da Torre do Esporão no distrito de Évora. A Torre restou de uma fortificação de 1267 e resiste intacta até hoje.

O portfólio da Esporão abrange as linhas: Torre, Esporão Reserva, Esporão Colheita, Monte Velho, Esporão Private Selection, Alandra, Defesa e Pé.

Até a próxima taça!


momentodivino@atribuna.com.br


PROVEI E INDICO

Esporão Colheita 2019, Alentejo, PT (orgânico)
Uva: Alicante Bouschet, Touriga Nacional, Aragonez, Cabernet Sauvignon, Touriga Franca
Cor: rubi intenso com violáceo 14,5°GL
Nariz: frutas vermelhas e negras maduras, chocolate, especiarias, toque mineral, bastante complexo
Boca: seco, textura sedosa e apelativa onde sobressai a fruta madura envolta em apontamentos minerais, carácter puro, equilibrado e vibrante.
R$ 115,00 Qualimpor Importadora


(à venda no Empório Casa Porto, Padrela Panificadora, Marcelo e no empório Villa Borghese)

.:: • © Copyright 2007 - 2020, ENOAMIGOS ® • Santos • São Paulo • claudia@enoamigos.com.br • http://www.enoamigos.com.br .::
.:: • PORTALWEB 6.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy