ENOAMIGOS

Cursos e Consultoria em Vinhos

claudia@enoamigos.com.br

• Santos • São Paulo

Artigos
Momento DiVino "Mulheres do Vinho" 26/03/21 - A Tribuna Jornal - Santos
MOMENTO DIVINO 26-03-2021

Santé! Ainda no mês internacional das mulheres foco duas representantes empreendedoras e consagradas no mundo do vinho. Fabiana Bracco e Susana Balbo, aliás a argentina Susana já foi destaque em matérias desta coluna, honrosamente. Que satisfação saber de suas performances num mundo antes tão masculino, como foi o mundo do vinho! Sim, foi, no passado, porque hoje a mulher ocupa todos os espaços e se sobressai. Não existe mais lugar onde a mulher não esteja, por que lugar de mulher é onde ela quiser estar!


Fabiana Bracco da Bracco Bosca Winery, no Uruguai, está à frente da vinícola que traz o nome da sua família italiana vinda do Piemonte. Fundada em 2005 e com vinhedos produtivos há 5 gerações, a Bracco Bosca vem se destacando a cada safra, com vinhos premiados mundialmente. Ombú é uma árvore nativa uruguaia que na língua pampa significa sombra, daí o nome escolhido para estampar as etiquetas dos vinhos. A linha é composta de: Gran Ombú Cabernet Franc, Ombú Tannat Reserva, Ombú Reserva Petit Verdot, Ombú Tannat Classico, Ombú Blend, Ombú Sauvignon Blanc, Ombú Moscatel e Ombú Ugni Blanc.


A Fabi, como a chamamos, é uma pessoa muito linda e alegre, e faz questão de dizer que não é enóloga de formação, mas tem o vinho em sua vida desde criança e conhece do métier por vivenciá-lo. Eu provei e aprovei todos os rótulos, são realmente grandes vinhos com toda a expressão das variedades e terroir do Uruguai.


Susana Balbo, foi a primeira enóloga da Argentina e ao longo de quase 40 anos de carreira, atuou em diversas bodegas, prestou consultorias e foi presidente da Wines of Argentina (WOFA) por 3 mandatos.


Em 1999 Susana Balbo decidiu realizar seu sonho iniciando a construção da Susana Balbo Wines, denominada Dominio Del Plata, no coração de Luján de Cuyo, Mendoza. Hoje seus filhos fazem parte da equipe que mantém altos padrões de qualidade como segurança alimentar, sustentabilidade e responsabilidade social corporativa.


Susana Balbo Wines é reconhecida mundialmente e elabora quatro linhas diferentes de vinhos: Crios, Signature, Nosotros e Bem Marco, todos indubitavelmente elaborados com primor, extremamente finos e poderosos, tal como ela.


Fabiana e Susana são duas mulheres entre tantas que fazem do mundo do vinho um lugar mais igualitário e acolhedor.


Acompanhe as minhas indicações de dois rótulos dessas mulheres divinas, são vinhos que harmonizam perfeitamente com o almoço de Páscoa que se aproxima.


Até a próxima taça!


momentodivino@atribuna.com.br



PROVEI E INDICO


Susana Balbo Signature Brioso 2019, Agrelo, Mendoza, AR
(15 meses em carv. francês)
Uva: 54% C.Sauv, 18% C. Franc, 22% Malbec, 6% P.Verdot
Cor: rubi intenso (14,5°GL)
Nariz: morango, amora, tabaco, baunilha, chocolate, pimenta negra
Boca: seco, jovem, boa acidez, bom corpo, taninos sedosos, equilibrado, persistente e elegante, pode abrir agora ou daqui há 15 anos, complexo
R$ 279,00 na Adega Petit Verdot (whatsapp: 13 997349494) www.petitverdotvinhos.blogspot.com


 







PROVEI E INDICO


Bracco Bosca Ombú Moscatel 2020, Atlántida, Canelones, UY
Uva: Moscatel de Hamburgo (uva tinta que resulta um blanc de noir)
Cor: amarelo pálido com tom róseo brilhante (13°GL)
Nariz: floral, rosas, toque herbáceo, abacaxi, pera, carambola
Boca: seco, cítrico, acidez vivaz, corpo médio, longo e delicioso
R$ 110,00 na Adega Petit Verdot (whatsapp: 13 997349494) www.petitverdotvinhos.blogspot.com


Ambos da Cantu Importadora: www.cantuimportadora.com.br


 

.:: • © Copyright 2007 - 2021, ENOAMIGOS ® • Santos • São Paulo • claudia@enoamigos.com.br • http://www.enoamigos.com.br .::
.:: • PORTALWEB 6.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy