Vinhedos com monitoramento Via Satélite e viticultura de precisão
Santé! Manus é uma jovem vinícola brasileira que vem transformando o cenário do vinho nacional. Em 2000 apenas produziam e vendiam uvas em grande escala, mas foi em 2020 que Gustavo, Adriana e Diego Bertolini decidiram vinificar e engarrafar seu vinho, sua marca. Seus vinhedos ocupam 34 hectares numa altitude de 410 metros, na região da Serra do Sudeste, entre a Serra Gaúcha e a Campanha Gaúcha, na cidade de Encruzilhada do Sul.
Manus do latim “mãos”, tem o significado de valorizar o homem como protagonista responsável ao traduzir e transformar o que a natureza oferece. Os vinhos da Manus são produto do trabalho do homem no vinhedo, safra a safra. Vinha e vinhateiro criam uma relação íntima e respeitosa com a natureza.
A Serra do Sudeste é hoje um terroir a ser destacado uma vez que clima, solo e relevo têm perfeitas condições para a viticultura. Na Manus a condução dos vinhedos se dá no sistema de espaldeira, proporcionando excelente amadurecimento do fruto e consequentemente, produzindo vinhos de alta qualidade.
O diferencial da Manus está na sua parceria com a Embrapa Uva e Vinho. Juntos, praticam uma viticultura de precisão desde 2020, através de mapeamento do solo, com a tecnologia NDVI (Normalized Difference Vegetation Index, ou Índice de medição da sanidade e a densidade da vegetação através de imagens de satélite, auxiliando no monitoramento das lavouras, e nas tomadas de decisão relacionadas ao manejo da cultura), sistema este inédito em vinhedos, até então.
Durante o lançamento do Guia Descorchados 2024 eu conversei com Gustavo Bertolini, enólogo e um dos sócios proprietários. Gustavo afirmou que a Manus é uma vinícola boutique de pequenos lotes de micro parcelas. Disse ainda que a produção é pequena, mas o trabalho que vêm desenvolvendo visa a valorização e o destaque da ciência aplicada com viticultura de precisão, que é realizada via satélite, o que significa a utilização de uma tecnologia de ponta para medir o PH do solo e definir o melhor dia e hora para a colheita. Junto à Embrapa trabalham com mapeamento de solo e desenvolvimento de leveduras autóctones no próprio vinhedo, resultando num vinho brasileiro de alta gama, valorizando principalmente o vinho de território brasileiro, com microbiologia nacional, dignificando o terroir da Serra do Sudeste.
E, a enologia da Manus, tem a assinatura da ítalo-brasileira Monica Rossetti, que conhece como poucos o terroir de Encruzilhada do Sul, uma vez que atuou na Lidio Carraro e na Chandon Brasil e traz consigo a experiência de quem há mais de 20 anos participa de vindimas entre dois continentes, Europa e América do Sul. Monica traz uma visão internacional e inovadora que busca valorizar a expressão da vitivinicultura local.
As uvas cultivadas são: Barbera, Nebbiolo, Pinot Noir, Teroldego, Touriga Nacional, Alvarinho, Chardonnay, Vermentino, Assyrtiko e outras.
A vinícola Manus elabora três linhas de vinhos: a Virgo Manus na qual predomina o frescor e a originalidade da casta e do território que a origina; a Manus Clássica, são os crus da Vinhedos da Quinta, fruto da observação de mais de 22 anos, onde as castas mais emblemáticas do território estão situadas nas melhores parcelas mapeadas e catalogadas, gerando os vinhos mais expressivos, revelando o melhor do terroir da Serra do Sudeste e a Liberum Manus, linha autoral da marca, busca testar e experimentar todo o potencial e diversidade de castas e terroir da Serra do Sudeste, retratando bem a dialética entre vinha e vinhateiro.
Durante o evento Descorchados 2024 provei e me encantei com os rótulos da Manus, que a seguir destaco.
A Manus Vinhas e Vinhos recebe visitantes, e os interessados podem agendar no site www.manusvinhasevinhos.com.br
Saúdo os proprietários da Manus, e dou vivas ao vinho brasileiro.
Até a próxima taça!
momentodivino@atribuna.com.br
@claudiaenoamigos
PROVEI E INDICO
Manus Virgo Chardonnay 2023, Serra do Sudeste/RS/BR
(vinho permanece sur lie até o engarrafamento)
Uva: Chardonnay 12º GL (tiragem 1300 gfs)
Cor: amarelo brilhante
Nariz: frutas como pera e carambola brancas
Boca: seco, fresco e frutado, delicioso e persistente
Liberum Manus Barbera Clairet 2023, Serra do Sudeste/RS/BR
Uva: 90 % Barbera (10% sangria do vinho Manus Nebbiolo)
Cor: salmão escuro média intensidade (tiragem 1100 gfs)
Nariz: floral, groselha, morango, ervas, toque mineral (13,2ºGL)
Boca: seco, refrescante, frutado e mineral, taninos afinados, longo
Manus Touriga Nacional 2022, Serra do Sudeste/RS/BR
12 meses de barricas de 225 e 500l (tiragem 950 gfs)
Uva: Touriga Nacional 13,8ºGL (1 ha de vinhas de 20 anos)
Cor: rubi com violáceo, límpido e brilhante
Nariz: violetas, jasmim, amora e ameixa maduros, cravo, toque terroso
Boca: seco, ótima acidez, taninos sedosos, suculento, elegante e longo
Os rótulos podem ser adquiridos pelo instagram
@nossacave.vinhos ou whatsapp:15 998082470 em SP