VINHOS DO TEJO
Novos horizontes - APAIXONE-SE - Wines of Portugal
13 de março de 2014
Tivoli Mofarrej - São Paulo
Grande Mostra dos Vinhos do Tejo
realização - Comissão Vitivinícola Regional do Tejo - CVRTejo
Apoio - Wine Senses Brasil
ARTIGOS 21-03-2014
VINHOS DO TEJO
13 de março de 2014 - Tivoli Mofarrej - São Paulo
A região do Tejo está no coração de Portugal. Seu "terroir" recebe influência do grande rio Tejo o que caracteriza sua grande aptidão para a vitivinicultura. Três são as suas zonas: Bairro, situado entre o Vale do Tejo e as serras de Porto de Mós, Candeeiros e Montejunto, com solos argilo-calcários ideais paras as castas tintas; Campo, zona que fica mais próxima do rio, e que, sofrendo inundações frequentes torna a terra mais fértil e melhor para vinhos brancos; e Charneca, à esquerda do rio Tejo, com solos arenosos pouco férteis otimizando as castas brancas e tintas.
São 19.000ha de vinhas, com produção anual de 600.000 hectolitros. As castas do Tejo são as tradicionais Touriga Nacional, Trincadeira e Fernão Pires, ainda as europeias Cabernet Sauvignon, Sauvignon Blanc e Chardonnay. Aparecem ainda em menor escala as brancas Verdelho e Arinto, como também as tintas Castelão, Aragonês, Merlot, Alicante Bouschet e Syrah.
O enoturismo modernizou-se, e oferece aos enófilos o contato com a tradição vitivinícola das adegas portuguesas e a gastronomia local.
Pude conferir os vinhos na Grande Mostra dos Vinhos do Tejo representada por João Silvestre (Secretário Geral da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo), e que teve o apoio da Wine Senses Brasil, de José Carlos Santanita.
Os vinhos do Tejo têm aromas e sabores personais, bastante fruta negra, toques de especiarias, caramelo, tostados e defumados. Vinhos com a característica portuguesa e que hoje são criações mais elaboradas, mais elegantes e têm sido premiados em vários concursos na Europa e Estados Unidos.
Confira os vinhos apresentados na degustação oferecida aos profissionais:
1° vinho: Quinta do Casal Monteiro Vinho Regional do Tejo 2013 - 13% álcool - uvas: Arinto e Fernão Pires - cor amarelo palha com aromas cítricos, principalmente maça verde. Equilibrado com boa acidez. Em torno de R$30,00, na rede Bom Marché e Emp. Sta. Maria.
Produtor - Quinta do casal Monteiro S.A. Importador-Trop Comercio Exterior Lda.
2° vinho: Quinta Casal Branco VRTejo 2013 - 13,5% álcool - uvas: Fernão Pires e Sauvignon Blanc - cor amarelo palha brilhante. Aromas delicados de flor e bastante mineral como pedra de isqueiro. Muito agradável.
Produtor - Casal Branco- Sociedade de Vinhos S.A. Importador- Tahaa Vinhos.
3°vinho: Quinta Vale dos Fornos "Vinha do General" 2012 - 14% álcool - uvas: Castelão e Syrah - Apresentado pela extremamente simpática Andreia Gonçalves (Sales Manager) - cor púrpura violáceo, aromático e bastante complexo evidenciando ameixa preta, azeitonas, muito bacon defumado e tostados. Na boca bom corpo com acidez e taninos de boa qualidade, um ótimo vinho que tem preço médio de 2,75 euros.
Produtor - Vale dos Fornos - Aguarda importador para o Brasil.
Expositores da Casa Cadaval, vinhos excelentes!
4°vinho: Casal do Conde VR Tejo Merlot 2011 -14% Álcool - Vinho aromático com destaque nos defumados e tostados com toques de menta. Na boca taninos e álcool destoam um tantinho da acidez que poderia ser mais equilibrada a estes.
Produtor - Casal Do Conde. Importador-Cepa Sagrada.
5° vinho: Quinta da Lapa Reserva VRTejo 2010 -14% Álcool - Cor rubi violáceo. Aromas complexos de fruta cozida, alecrim e toques defumados. Na boca uma surpresa, taninos prontos macios e aveludados. Vinho persistente. Muito bom!
Produtor - Quinta da Lapa. Importador- Porto Mediterrâneo.
6°vinho: Conde de Vimioso Reserva 2011 - uvas: Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon, Syrah e Aragonês -14% álcool - cor rubi com reflexo violáceo, intenso. Aromas das frutas ameixa preta e framboesa, destaque para anis, alcaçuz e especiarias demonstrando sua complexidade aromática. Vinho persistente, equilibrado com acidez balanceando todo o conjunto. Ótimo! Vinho pra guardar ou beber já.
Produtor - Falua-Sociedade de Vinhos S. A. Importador-Decanter.
Almir dos Anjos e Camila Coletti enoamigos queridos
7°vinho: Bridão Reserva VRTejo - uvas: Trincadeira, Touriga Nacional e Touriga Franca - 14,5% Álcool - Vinho aromático com frutas negras e defumados. Na boca equilibrado com perfil mais moderno com taninos aveludados. Bastante interessante.
Produtor-Adega Cooperativa Cartaxo. Importador- Malbec.
8°vinho: Casa Cadaval DOC Tejo Trincadeira Preta 2010 -13,5% Álcool - uvas: Trincadeira Preta, vinhas velhas de mais de 60 anos (a uva Tinta Amarela do Douro é a mesma). Cor rubi com aromas de anis e café. Na boca é irresistivelmente macio e elegante com certa doçura. Vinho equilibradíssimo, excelente!
Produtor- Casa Cadaval. Importador- Mercovinho.
9°vinho: Quinta da Badula Vinho Regional Tejo Reserva 2010 -14% Álcool - uvas: Touriga Nacional, Syrah e Alicante Bouschet - Vinho que tem a pisa à pé em lagares de aço inox e amadurecimento em barricas de carvalho francês e americano. Cor rubi com complexidade aromática de frutas e café com muito tostado. A boca revela taninos macios e aveludados, bom corpo, persistente com equilíbrio perfeito. Vinhaço!
Produtor- Quinta da Badula. Sem Importador.
10°vinho: Casa da Coelheira "Mythos" 2011 -14% Álcool - uvas: Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon e Touriga Franca. Cor rubi com violáceo, aroma delicado um tanto fechado, com toque de frutas berry e tostados. A boca revelou bom corpo com taninos macios. Belo vinho! Mais um destaque da noite.
Produtor-Casal da Coelheira Winegrowers. Importador- Maxbrands.
Agradeço a oportunidade e até a próxima taça!