Santé!
Com esse friozinho, a pedida para aquecer o corpo e apurar o espírito pode ser uma suculenta feijoada, prato típico tupiniquim, com raízes luso-africanas.
A feijoada é um prato de corpulência, composto de ingredientes como o feijão preto, carnes suína e bovina, gordura animal, pimenta, alho, louro, arroz, farinha, couve, temperos e aromas defumados, e não pode faltar a laranja.
O acompanhamento mais comum e culturalmente brasileiro para a feijoada é a caipirinha. A mistura entre limão, cachaça, açúcar e gelo é muito saborosa, alcoólica, doce e ácida, ideal para combinar com toda estrutura do prato.
Mas um prato complexo, de peso, gorduroso, aromático e saboroso como este, pode ser, sim, harmonizado com vinho, e há de contentar muitos apreciadores, ou ao menos alguns. Este é um assunto polêmico entre enófilos e especialistas da enogastronomia.
Ouse testar um bom vinho tinto de médio a encorpado, estruturado, com boaacidez para equilibrar a gordura, taninos presentes ajustando a suculência das carnes, mas que sejam aveludados para não se debaterem com o sal.
Os das uvas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Tannat, Malbec, Shiraz, Tempranillo, Pinotage, Grenache, e Merlot, passados em madeira, casam muito bem.
Alguns sommeliers indicam ainda vinhos tintos leves, frutados e jovens, como, por exemplo, os da uva Pinot Noir. Entretanto, neste caso, recomendo os Grands Crus,mais estruturados e longevos, mas não muito acessíveis ao nosso bolso.
Não recomendo um tinto leve e jovem, pois este, na minha opinião, acaba se anulando, deixando sobressair apenas a exuberância do prato. E harmonizar é combinar, destacar as qualidades de ambos, vinho e comida.
Pratos cheios de sabores sempre combinam muito bem com vários estilos de vinhos. Assim, se você preferir, acompanhe a feijoada com um espumante, é uma combinação surpreendente. E o espumante rosé fica melhor ainda, pois além do frescor que a acidez proporciona, tem também algum tanino das uvas tintas que o compõem e o gás carbônico que, com suas bolhinhas, ou perlage em francês, limpam nossas papilas gustativas, proporcionando mais prazer. Uma delícia!
O Dia dos Pais está aí, então que tal preparar aquela feijoada caprichada para o seu pai acompanhada de um bom vinho tinto ou espumante?! Nada melhor do que reunir a família nessas ocasiões tão especiais. Portanto aproveite, bom apetite e... Feliz dia dos Pais!
Um beijo especial para meu pai, o Don Garcia. Te amo!
Deguste as dicas e até a próxima taça!
Provei e indico
Domno Brasil - Espumante Ponto Nero Rosé Brut - Vale dos Vinhedos/BR
Uva: 60% Chardonnay e 40%
Pinot Noir.
Cor: rosado cereja com bolhas finas e intensas.
Nariz: frutas vermelhas.
Boca: seco, frutado equilibra álcool de 12˚GL com boa persistência.
R$ 39,90, no Marcelo Laticínios, Domno Brasil Importadora.
http://www.domno.com.br/