Artigos
 VER TODOS OS ARTIGOS 

Confraria dos 12
Por José Alberto Clemente Junior
ENOAMIGOS 11-04-2009
enoamigos.com


DIAS DE VINHOS E ROSAS


Depoimentos de um recém-chegado ao mundo da enofilia
sobre a fundação da Confraria dos 12, em Santos

Days of wine and roses laugh and run away,
Like a child at play.
Johnny Mercer (1909-1976)


Muitos se arvoram em criticar os apreciadores do vinho, como se apenas estivessem preocupados com aparências, com rótulos, ou em "surfar na última moda". Há quem, inclusive, perca tempo em nos criticar asperamente, e foi até mesmo criado o epíteto "enochato" para rotular negativamente aqueles que desfrutamos seus prazeres.

Eu discordo, modestamente. Não é a experiência que eu tenho.

Como sempre gostei de vinho, ainda que sem nenhum conhecimento ou profundidade, e precisando de um hobby para minimizar a azáfama dessa vida contemporânea, do mundo on-line 24 horas, achei que era oportuno dedicar alguns momentos de minha semana para conhecer um pouco mais dos sabores e da cultura desse néctar dos deuses. E, aos poucos, não só o gérmen da curiosidade se desenvolveu. Percebi que, a cada noite que nos reuníamos para trocar observações, não era apenas o conhecimento sobre essa arte que crescia, mas os vínculos entre os convivas que se fortaleciam e se aprofundavam.

Passados alguns meses frequentando a Enoteca Decanter com assiduidade quase religiosa, floresceu naturalmente a iniciativa de fundar uma Confraria, para que esses vínculos não se perdessem. A primeira dificuldade dos confrades foi batizá-la, e para isso veio a inspirada sugestão - cuja autoria se perdeu entre as brumas etílicas - de Confraria dos 12, porque cada garrafa serviria doze confrades, na degustação. A sugestão foi acatada, mais até pela mitologia no número doze (os doze deuses no Olimpo, os doze signos do zodíaco) do que pelo significado racional. O número doze tornou-se quase um fetiche, na verdade: não me lembro de, uma única vez, termos sido exatamente doze...

enoamigos.com
enoamigo Beto "José Alberto Clemente Junior"


Merecem uma lembrança os fundadores: desde aqueles mais entusiásticos, como Cláudia Oliveira (como nos orgulha ter uma verdadeira enóloga e enófila em nosso convívio!) e Carlos Diniz, contando também com a sorte de ter conhecedores como César Furlani, Salu de Freitas e Sílvio Pereira; os enocasais Carolina e Daniel Agapito, Flávia e Luiz Palácio, Ana Carolina e Marcelo Alvarenga; mais os recém-chegados ao mundo dos enoprazeres, como Adriana Jandelli, Sílvia Gracinda e eu mesmo; e, last but not least, sem esquecer valiosos amigos que, pelas atribulações do dia-a-dia, não puderam manter o contato, e cito Leonardo Raphaelli (nosso embaixador em Ilhabela), a chef Luciana Marchetti, e a sommelière Waleska Balieiro. Todos nos reunimos, no final de 2008 (no 11 de dezembro), para fundar a Confraria dos 12, na esperança de eternizar as alegrias que havíamos partilhado durante todo aquele ano. Pouco antes, já haviam se afastado desta "terra da caridade e da liberdade" Alexandre Grecco (nosso embaixador em Ribeirão Preto) e o sommelier Araújo, que não merecem passar ao oblívio.

No ano de 2009, outros confrades uniram-se: Celso Maia, Eduardo Silveira, Fausto Figueira e sua amável Tania, as queridas Adriana Dimitria e Mara Ângela, os enoconsortes Ivo e Octávio, nosso sempre presente Thiago Martins... Certamente outros confrades ainda se unirão a nós e ajudarão a manter a empolgação e o espírito jovial que têm nos unido. Acredito que um pouco do segredo está na formatação da Confraria: não há presidente, secretário, tesoureiro, diretor ou coordenador; não há sequer um cargo que denote hierarquia, e não há, portanto, eleição, conchavos, picuinhas. Tentamos reduzir o espaço para as vaidades, para que florescesse a harmonia. Há apenas a vontade de estarmos juntos, conversando - também sobre vinhos, por que não? - e apreciando os prazeres do vinho e da boa mesa.

A cada vez que nos reunimos, o ritual ancestral - do homem em torno da fogueira, partilhando os víveres e dividindo suas experiências - esse ritual que é o típico da sociabilidade da espécie e fundador da civilização humana, se repete e se renova. Esperamos que esse ritual possa se repetir ainda por muitos e muitos anos... e você, leitor, é nosso convidado para acompanhá-lo, aqui com os "Enoamigos" da Cláudia, ou vindo nos conhecer e se juntar a nós.

A única lamentação: que passem as reuniões tão rápido! José Alberto Clemente Junior
Advogado, professor universitário e amante do vinho, confrade-fundador da Confraria dos 12.

Contato confraria dos 12:
confraria_dos_12-owner@yahoogrupos.com.br

 
Confraria dos 12
01-01-2009
       
       
       
       
       
       
       
       
       
     


 
 


 



 
  Início
Vídeo
Download
Fale Conosco
Cadastro
  Institucional
Cursos
Degustações
Enoturismo
Enopoemas
Dicas
  Cláudia Elaine Garcia de Oliveira
Artigos
Enonews
Momento Divino
Fotos "Social do Vinho"
Saiu na Mídia
 
 
.:: • © Copyright 2007 - 2018, ENOAMIGOS ® • Santos • São Paulo • claudia@enoamigos.com.br • http://www.enoamigos.com.br .::
.:: • PORTALWEB 5.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy