Santé!
No mundo do vinho há palavras que confundem tanto os apreciadores quanto os leigos. Cito algumas delas:
Enófilo (a): vem do grego eno = vinho + filo = amigo.
É o amigo do vinho, o apreciador. E este pode ser amador ou especialista. O amador apenas gosta da bebida, a consome, é o chamado bebedor, já o especialista aprofunda-se no assunto, se dedica a estudar e conhecer o mundo do vinho e pode até escrever artigos, livros, ministrar cursos, tornando-se um degustador profissional ou wine expert.
Enólogo (a): vem do grego eno = vinho + logo = estudo.
É o profissional de nível superior, responsável pela produção do vinho, desde o estudo do terreno para o vinhedo, escolha das uvas, plantio, poda, maturação, colheita até o tipo de vinificação. Ainda é o enólogo que decide se haverá uma assemblage ou blend de uvas, o tempo de estágio em barricas ou aço inox. É o criador do vinho.
Curioso é que o antigo vinhateiro jamais estudou enologia, mas sua experiência familiar na terra e na adega ainda o faz um mestre.
Sommelier ou sommelière: termo francês para designar o (a) profissional encarregado dos vinhos e outras bebidas de um restaurante, enoteca, bar, supermercado e afins. Em Portugal é conhecido como escanção. Ele cuida da carta de vinhos, administração da adega, armazenamento e do serviço do vinho aos clientes. Atualmente encontramos o sommelier ou a sommelière nos restaurantes sugerindo o vinho adequado tanto ao prato quanto ao gosto do cliente, sempre com delicadeza, humildade e educação.
Saindo da etimologia, há também um personagem caricato neste tema, o Enochato. A pessoa se diz entendido de vinho, gosta de mostrar que sabe, quase sempre com informações superficiais e ainda em local e hora não apropriado. Cheio de ares de sofisticação acaba elitizando e complicando o vinho, afastando futuros e potenciais apreciadores. Análises organolépticas (impressão visual, olfativa e gustativa) e demais conhecimentos são necessários apenas em degustações e avaliações entre profissionais, associações, confrarias, clubes de vinho e etc.
Finalizo a coluna de hoje com uma frase célebre do escritor curitibano, engenheiro e cronista de vinhos Luiz Groff, que com perspicácia define: "O enólogo é aquele que, diante do vinho, toma decisões e o enófilo é aquele que, diante das decisões, toma vinho."
Até a próxima taça!
momentodivino@atribuna.com.br
AGENDA
20/04 - Essência do Vinho, PT, promove Grande Degustação de Vinhos de Portugal, em Campinas com a presença de Rui Falcão. Info e cadastro: andreiasilva@essenciadovinho.com
27/04 - 2ªf - 9h às 14h - Formação sobre Vinhos de Portugal (só profissionais do setor) Nível III, com Rui Falcão. Hotel Intercontinental - São Paulo
Info: inscricoes@winesofportugal.br.com
Wine Senses inaugura Centro de Formação e Treinamento em Vinhos, em SP. Comando de José Carlos Santanita. Info Tels. (11) 3253-6693 e 3253-6692
PROVEI E INDICO
La Calandria - Volandera Pura Garnacha 2013, D.O.Navarra, ES
Uva: Garnacha ou Grenache
Cor: violeta límpido intensidade baixa
Nariz: muitas frutas vermelhas e toques de alcaçuz
Boca: Seco, fresco, com pertilant (efervescência) na boca. Elaborado por maceração carbônica é fácil, leve, e equilibrado com 13,5°GL álcool
R$ 84,90
PROVEI E INDICO
Viña Andes Plateau - 700+ 2012, Cordilheira dos Andes, CL
Uva: Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Syrah, Malbec, Carignan
Cor: Rubi média intensidade
Nariz: framboesa, cassis, tabaco e especiarias
Boca: seco, fresco, geleia de frutas, médio corpo, taninos delicados, com 13,5°GL álcool, equilibrado e persistente
R$ 154,90 (93pts GD/Guia Descorchados e 93pts DE/Revista Decanter)