Artigos
 VER TODOS OS ARTIGOS 

Semana do Douro no Brasil "Há um Rio que começa no Douro e Termina no Brasil"
CURSOS 06-06-2015
"Há um Rio que começa no Douro e Termina no Brasil"

 

O Rio de Janeiro foi escolhido para sediar a primeira edição da Semana do Douro no Brasil, que acontece entre os dias 8 e 12 de junho. A promoção é da AETUR, Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes, em parceria com o Grupo BACO Multimídia, idealizadora e organizadora do Rio Wine and Food Festival, que se uniram para promover o Douro, região famosa de Portugal pela produção de vinho fortificado de características únicas - o Vinho do Porto. "Hoje, o Rio de Janeiro é a cidade de maior consumo de vinho português no Brasil, por isso, é o lugar ideal para estimular esse intercambio cultural e comercial entre os países", comenta Sérgio Queiroz, um dos mentores do RWFF.

Com o objetivo de aproximar as dinâmicas empresariais dos dois territórios, a Semana do Douro irá reunir eventos marcantes em diferentes pontos da cidade, para celebrar o vinho, a gastronomia, a cultura e o turismo. O Museu do Douro proporcionará uma extraordinária exposição fotográfica sobre uma das mais emblemáticas regiões vinhateiras do mundo; o Douro Film Harvest, evento que se diferencia por combinar cinema, gastronomia e música de uma forma única, apresentará em primeira mão, sua programação para o próximo festival; e um espetáculo de fados com a presença da renomada cantora Cuca Roseta são algumas das diversas atrações.

A abertura realizada no restaurante Mr. Lam, no dia 8 de junho, será focada nos vinhos, quando o expert Marcelo Copello fará uma palestra e alguns dos melhores produtores da região apresentarão seus notáveis vinhos, incluindo o Vinho do Porto. Já na área do turismo, no dia 10, uma noite especial para o trade, agências e agentes de turismo apresentarão um vasto conjunto de circuitos turísticos, procurando o estabelecimento de parcerias e o desenvolvimento de negócios, no Cota 200, primeiro restaurante do Morro da Urca.

A semana encerra-se oficialmente no dia 11, com uma noite de fado com a cantora Cuca Roseta, no Vila Galé, primeiro hotel quatro estrelas da Lapa e também o primeiro estabelecimento do grupo português no Rio de Janeiro. O encerramento contará com a presença do secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros de Portugal, com o Presidente do Município de Sabrosa (Vice Presidente da Rede Mundial das Cidades Magalhânicas) e da Comissão de Coordenação da Região Norte.

Em 2001, o Douro Vinhateiro foi classificado pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade e é também a região demarcada e regulamentada mais antiga do mundo, desde 1756, acumulando diversos prêmios de região vinícola mais bela do planeta.


Sobre a AETUR:

A AETUR é uma pessoa coletiva de natureza privada e sem fins lucrativos, de âmbito regional/setorial, agregando cerca de 100 empresas com atividade turística, bem como instituições de desenvolvimento, de património e de cultura e autarquias. Foi constituída legalmente em 23 de Abril de 2001 e a sua área de intervenção corresponde ao Douro e Trás-os-Montes.

Para além das atividades correntes, próprias de uma Associação empresarial, a AETUR tem estado muito ligada às emergências territoriais e à busca incessante de estratégias transversais dentro dos princípios de cooperação e de solidariedade institucional. O seu movimento ascensional insere-se no esforço de estruturação dos produtos turísticos gerados na sua área de intervenção, procurando acentuar uma forte promoção e visibilidade externa à região, no âmbito nacional e internacional, com ganhos evidentes, já, no mercado interno. http: www.aetur.pt  


Sobre a BACO Multimídia

A BACO Multimídia, idealizadora e organizadora do RWFF, é uma empresa de comunicação que tem na geração de conteúdo e nos eventos sua plataforma de atuação. Também é responsável pela edição da revista BACO, Anuário Vinhos do Brasil, entre outros produtos editoriais. É dona do Portal www.SimplesmenteVinho.com.br . Seu portfólio inclui ainda o programa de rádio Simplesmente Vinhos, um curso de vinhos via celular, mídia digitais e uma série de eventos no Brasil e exterior. www.bacomultimidia.com.br


Sobre o Rio Wine and Food Festival: Após o sucesso em 2014, o Rio de janeiro recebe novamente o RIO WINE AND FOOD FESTIVAL (RWFF), entre os dias 28 de setembro e 4 de outubro. O projeto, pioneiro no Brasil, tem como objetivo atrair o grande público em torno do vinho e da gastronomia, desmistificando e democratizando a bebida. Durante os sete dias do festival, haverá eventos em toda a cidade, da zona norte à zona sul, desde o mais chique restaurante até o mais carioca dos botecos. O RWFF tem uma série de atrações em sua programação, como um jantar de abertura no Copacabana Palace, seminário de negócios na FGV, Feira Show, concurso de sommeliers na ABS Rio, leilão beneficente, movimento Rio Rolha Zero, além de muitas degustações e promoções pela cidade. www.riowineandfoodfestival.com.br



 


 



 
  Início
Vídeo
Download
Fale Conosco
Cadastro
  Institucional
Cursos
Degustações
Enoturismo
Enopoemas
Dicas
  Cláudia Elaine Garcia de Oliveira
Artigos
Enonews
Momento Divino
Fotos "Social do Vinho"
Saiu na Mídia
 
 
.:: • © Copyright 2007 - 2018, ENOAMIGOS ® • Santos • São Paulo • claudia@enoamigos.com.br • http://www.enoamigos.com.br .::
.:: • PORTALWEB 5.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy