Artigos
 VER TODOS OS ARTIGOS 

Armazenamento e guarda do vinho
Por Cláudia Elaine Garcia de Oliveira
ARTIGOS 01-09-2009
enoamigos.com
envelhecimento nas garrafas

As condições de armazenagem ou guarda do vinho são muito importantes, visto que o vinho é um organismo vivo: nasce, evolui e morre. A famosa máxima "quanto mais velho o vinho, melhor" é um erro. Sendo o vinho um organismo vivo, ele tem, então, um ciclo de existência.  Os vinhos chamados de guarda são os que evoluem com o tempo atingindo seu ápice, sua maturidade. Depois, entram em declínio até chegar à morte. Esse período varia de vinho para vinho, de garrafa para garrafa. Hoje, a maioria dos vinhos é para consumo rápido, não necessitando de guarda. Entretanto, para saber se o vinho deve ser guardado, é preciso ter informações sobre safra e a vinícola. Atualmente as Enotecas, os bons revendedores de vinhos e até mesmo os grandes supermercados podem dar essas informações ao cliente, com seus sommeliers, ou então o próprio comprador pode pesquisar sobre safras e grandes produtores, através de livros, da mídia escrita e até dos tantos sites e blogs de vinho.

O vinho  deve ser conservado em condições propícias para sua não deterioração. A armazenagem e conservação ideais garantem as características  organolépticas e a evolução do vinho. Caso não se tenha uma adega climatizada para manter os vinhos em condições ideais, de 13°a 15°, deve-se utilizar um lugar da casa que seja fresco, arejado, sem odores estranhos, escuro, sem trepidação e com pouca variação de temperatura. As garrafas devem ser colocadas deitadas, de tal forma que se evite o ressecamento das rolhas e conseqüente invasão de oxigênio nas garrafas, o que oxidaria o vinho. Os vinhos brancos são colocados na parte inferior e os tintos, na superior, pois resistem melhor às temperaturas mais altas. Uma boa solução são as adegas climatizadas em forma de móvel, semelhantes a refrigeradores, existentes hoje no mercado, com capacidade variável de armazenamento.  Para apreciadores mais intensos é interessante manter fichas de controle da aquisição dos vinhos até mesmo programas de computador com a relação dos vinhos, onde constarão: data da compra do vinho, preço (em dólar), quantidade de garrafas, com quem degustamos o vinho, harmonizado com qual prato, etc.

Hoje temos no mercado vinhos com tampas de rosca, o que facilita a abertura da garrafa, e que também não necessitam sua guarda na posição horizontal.


 


 



 
  Início
Vídeo
Download
Fale Conosco
Cadastro
  Institucional
Cursos
Degustações
Enoturismo
Enopoemas
Dicas
  Cláudia Elaine Garcia de Oliveira
Artigos
Enonews
Momento Divino
Fotos "Social do Vinho"
Saiu na Mídia
 
 
.:: • © Copyright 2007 - 2019, ENOAMIGOS ® • Santos • São Paulo • claudia@enoamigos.com.br • http://www.enoamigos.com.br .::
.:: • PORTALWEB 5.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy