O vinho deve ser servido em copos adequados para que todas as suas qualidades organolépticas sejam realçadas. Para tanto, recomenda-se taças de cristal ou de vidro mais fino possível e transparente, sempre transparente. As taças coloridas não permitem apreciar convenientemente a cor e nuances do vinho. A taça também deve ter haste longa e com pé, para que não seja segurada pelo bojo, pois isso aquecerá o vinho. O melhor copo para se servir o vinho é indiscutivelmente o copo oficial de degustação, ISO (International Standard Organization), o qual possui medidas específicas, usado nas degustações mundiais (podemos usá-lo também para servir vinhos doces naturais e/ou fortificados).
Os modelos de taças maiores e bojudas são para permitir a expansão dos aromas e direcioná-los ao nariz, para melhor apreciação. Estas são usadas para vinhos tintos e brancos tranqüilos.
As taças tipo flauta conhecidas como flûte são para os espumantes. Altas e esguias, favorecem maior tempo de efervescência das bolhas de gás, que podem ser melhor apreciadas, encantando nossos olhos.