Santé! Enoamigos leitores, não é à toa que venho publicando sobre os vinhos uruguaios. O motivo principal é o fato de uma das minhas três filhas residir em Montevidéu atualmente. Momento oportuno para estar mais próxima de rótulos desses pampas gaúchos. E a cada visita às bodegas, me surpreendo com tanta diversidade, paixão e aprimoramento.
Desta vez visitei o Viñedo de Los Vientos, em Atlântida, um balneário bem próximo à Montevidéu, na direção de Punta. Aliás, nesse pequeno e abençoado país tudo é perto! Fui recebida por Mariana Cerutti que ao lado do marido, o enólogo e artista plástico, Pablo Fallabrino, se incumbem da criação de vinhos artesanais de expressão e personalidade, fugindo da standartização ou massificação de vinhos industrializados.
Caminhando pelos lindos campos da propriedade a visão é deslumbrante. E entre os vinhedos que ocupam 17 dos 30 hectares totais, são cultivadas as uvas tintas Tannat, Cabernet Sauvignon, Ruby Cabernet (cruzamento da Carignan e Cabernet), Nebbiolo e Barbera. As brancas são Chardonnay, Moscato Bianco, Gewürztraminer e Arnéis.
Aos 17 anos de idade Pablo assumiu a responsabilidade da vinícola iniciada pelo avô e que até então produzia vinhos de mesa. E Pablo revolucionou essa história plantando também uvas italianas e introduzindo maquinário de ponta adquirido na Itália, para vinificação. Assumiu o risco da inovação e com êxito produziu vinhos varietais que alcançaram muito sucesso, dando notoriedade a vinícola. A filosofia da vinícola é criar novos sabores combinando a excelência das uvas trabalhadas com antigas e modernas técnicas de vinificação. Mariana segue me contando que tratam o vinhedo da maneira mais sustentável possível, e todo o subproduto da vinificação, como por exemplo os bagaços são reutilizados no próprio solo.
Na Colina de Ouro, a parte mais alta do local, estão plantadas as uvas Tannat, em emparrada ou latada, como conhecemos aqui. Essas uvas recebem os ventos que sopram do oceano e do rio La Plata, proporcionando mais qualidade e total sanidade. O restante do vinhedo tem a condução em espaldeira.
Uma curiosidade é que o veio artístico de Pablo o faz criar os rótulos lindos. Alguns ele tem em mente antes mesmo que os próprios vinhos. Assim foi com a novidade que provei, servida por Pablo em primeiríssima mão, o vinho Anarkia 2016. Um puro Tannat de uma colheita vintage, leia-se estupenda, com vinificação bem natural, com leveduras da própria uva, sem adição de sulfitos. Numa concepção anárquica surgiu um vinho simples mas de punho forte, a expressão da fruta. Anarkia foi apresentado ao Brasil esta semana no lançamento do Guia Descorchados 2017, onde obteve 93 pontos do Patrício Tapia como vinho revelação.
A Viñedo de Los Vientos elabora assemblages com diferentes cortes e em seu portfólio encontra-se o branco Estival (Gewürztraminer / Chardonnay / Moscato Bianco) e o Arneis-Chardonnay. Já os tintos são o Tannat, o Catarsis(Cabernet Sauvignon / Tannat / Barbera), o Eolo Gran Reserva (Tannat / Rubi Cabernet), e o Angel´s Cuvée 2008 (Ripasso de Tannat). O licor de Tannat finaliza a linha da bodega que prioriza criatividade e arte. Tive o privilégio de provar todos, um deleite! Até a próxima taça!
Viñedo de Los Vientos
Ruta 11 Km 162 - Atlantida, Uruguai
PROVEI E INDICO
Estival 2016
Uva: 60% Gewürztraminer 30% Chardonnay 10% Moscato Bianco
Cor: amarelo claro brilhante 12,5°GL
Nariz: flor branca, lichia, abacaxi, cítrico, especiarias e toque mineral
Boca: seco, boa acidez, corpo médio, saboroso, longo
R$ 68,00
PROVEI E INDICO
Anarkia 2016
Uva: Tannat 14° GL
Cor: vermelho rubi
Nariz: perfumado, violeta, frutas vermelhas, mirtilo, compota de ameixa
Boca: seco, fresco, corpo médio menos, taninos macios e delicados, saboroso e persistente
* Ainda sem preço no Brasil
PROVEI E INDICO
Eolo Gran Reserva 2012 (36 meses carv. francês)
Uva: 85%Tannat e 15% Rubi Cabernet
Cor: vermelho rubi intenso 14° GL
Nariz: Frutas negras, ameixa, alcaçuz, menta, tostados
Boca: seco, ótima acidez, bom corpo, taninos aveludados, elegante e persistente
R$ 81,00
Todos os rótulos na www.wine.com.br