Artigos
 VER TODOS OS ARTIGOS 

Pizza e Vinho: a combinação perfeita! - Revista StudioBox - Ed. 50
ENONEWS 01-10-2017


Sua pizza predileta combina com qual vinho? Além do queijo, diversos ingredientes podem compor a redonda. E, então, qual vinho escolher? Um branco, rosé, tinto ou espumante?


Se você for do tipo tradicional, pedindo uma muçarela, margherita ou até calabresa (sem ser picante), pode pedir um vinho tinto seco jovem de boa acidez, pouco corpo e taninos delicados. Uma ótima pedida é o famoso Chianti, da uva Sangiovese. Há outras opções, como um Merlot do Novo Mundo, um Cabernet Franc ou um Nero D’Avola.


Se alguém na roda preferir um branco, que seja seco, bem fresco, boa acidez, como da uva Sauvignon Blanc ou Chardonnay. Para a de calabresa apimentada, sugiro um Shiraz australiano, que sempre segura o picante.


Se preferir branco, vá de Torrontés ou Gewürztraminer, a doçura dessas castas vai contrapor a picância da calabresa.


A sempre pedida pizza portuguesa, que leva ovos - ingrediente difícil de harmonizar - fica genial com um branco bastante seco e mineral, com toque salgado. Pode ser um Jerez Fino, ou até o vinho laranja (vinho de cor dourada cuja maceração é longa), vinho branco de alma tinta, poderoso!


Aliche, a preferida do meu marido, fica mais gostosa degustando um branco Alvarinho ou até um espumante Brut. Mas você pode ousar com um rosé ou um tinto leve de Gamay.


As vegetarianas de abobrinha e rúcula, que minhas filhas adoram, vão bem com um vinho mais herbáceo e jovem como os brancos Pinot Grigio ou Sauvignon Blanc. Prefere tinto? Eleja um assemblage do Valle do Rhône, que tem a composição de Grenache, Syrah e Mourvèdre. Os orgânicos, biodinâmicos e naturais são muito bem-vindos!


Harmonize a saborosa pizza de alho com um vinho rosé, como fazem os provençais! A combinação é tradição da região da Provence, na França. Combine o rosé também com a de atum, pois esse é um peixe de sabor forte que merece um vinho com um pouco de tanino e muito frescor.

A pizza de quatro queijos é intensamente gordurosa, e irá muito bem com um espumante nature ou brut. Suas borbulhas neutralizam a gordura do queijo. Mas se você não resiste a um tinto com essa pizza, peça um rótulo da uva Dolcetto ou Barbera.

A exótica pizza de alcachofra é resistente a muitas combinações, uma vez que deixa certo amargor no retrogosto. Tente um branco varietal de Chenin Blanc, ou um espumante mais adocicado, como o demi-sec ou o moscatel, e me diga o que achou! Bom apetite! Até a próxima taça!


 
► Leia a Revista StudioBox - Ed. 50 direto no site revistastudiobox.com.br


 



 
  Início
Vídeo
Download
Fale Conosco
Cadastro
  Institucional
Cursos
Degustações
Enoturismo
Enopoemas
Dicas
  Cláudia Elaine Garcia de Oliveira
Artigos
Enonews
Momento Divino
Fotos "Social do Vinho"
Saiu na Mídia
 
 
.:: • © Copyright 2007 - 2017, ENOAMIGOS ® • Santos • São Paulo • claudia@enoamigos.com.br • http://www.enoamigos.com.br .::
.:: • PORTALWEB 5.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy