A 9ª Edição do concurso internacional Brazil Wine Challenge está marcada para 5 de junho de 2018.
O concurso, que ocorre nos anos pares, está programado para o período de 5 a 8 de junho, sob a organizado da Associação Brasileira de Enologia (ABE). É o único no Brasil com a chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e da União Internacional de Enólogos (UIOE). Vinícolas e importadoras podem inscrever amostras no próprio site www.brazilwinechallenge.com.br até o dia 30 de março e o envio dos vinhos e espumantes deve ser feito até 10 de abril.
As degustações serão realizadas de 5 a 7 de junho no SPA do Vinho Hotel & Condomínio Vitivinícola, no Vale dos Vinhedos (Serra Gaúcha).
A premiação acontece no dia 8 de junho. A expectativa dos organizadores é superar os números de 2016, ultrapassando as 623 amostras dos 17 países participantes (África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Hungria, Itália, Nova Zelândia, Portugal e Uruguai), ampliando a representatividade do concurso.
Alguns nomes do júri, formado por especialistas, já confirmaram presença, são eles:
Ari de Mari – Enólogo (Portugal)
Carlos Cabral - Consultor de vinhos do Pão de Açúcar (Brasil)
Eugenio Lira – Presidente da Associação dos Enólogos do Chile
Fernando Pettenuzzo – Presidente da Associação dos Enólogos do Uruguai
Johnny Mazzilli – Editor do Clube Paladar (Brasil)
Leonardo Castellani – Presidente do Vinar (Argentina)
Pablo Ugarte - Diretor Executivo de Catad'Or Wine Awards (Chile)
O enólogo e presidente da ABE, Edegar Scortegagna, destaca: “O Brazil Wine Challenge é uma grande vitrine de promoção global do vinho. A ABE vai seguir focada na profissionalização do evento, reunindo especialistas renomados do mundo todo e atraindo rótulos de todos os continentes, e na divulgação da bebida”.
O concurso conta com um sistema de avaliação totalmente informatizado, que garante maior agilidade e segurança na captação e tabulação dos dados. Implantado ainda na edição de 2010, o sistema apresenta excelente desempenho, colocando a avaliação entre as mais organizadas do mundo.