Artigos
 VER TODOS OS ARTIGOS 

Momento DiVino "Como conservar o vinho após aberto" 27/07/18 - A Tribuna Jornal - Santos
ENOAMIGOS 27-07-2018
Vacu vin e decanter ETO

Santé! Uma pergunta recorrente entre os amantes do vinho é sobre sua conservação depois de aberto. Como guardá-lo para o dia seguinte.


Todo vinho, já aberto, entra em contato com oxigênio, iniciando seu processo natural de oxidação. Ao servir o vinho na taça, a presença do ar revelará aromas oriundos da vinificação.


Nos vinhos jovens, os aromas primários (da fruta) e até aromas secundários (provenientes de passagem por carvalho) são percebidos em segundos ou minutos. Já os vinhos de safras antigas, mais evoluídos, liberam toda a sua essência aromática ao longo de horas. A propósito, transferi-los para um decanter ou jarro otimizará sua aeração.


Eu recomendo certa atenção. Depois de aberto, o contato com o ar pode ocasionar a oxidação total, transformando o vinho em vinagre, por exemplo. E quanto mais simples o vinho, mais rápido se dará a oxidação total. Inevitavelmente, ele perderá suas características originais de aroma e sabor. Uma maneira de conservá-lo é retirar todo o oxigênio da garrafa e fechá-la em seguida.


A bomba de vácuo, conhecida como vacu vin, faz a retirada de todo o ar da garrafa com eficiência. É popular entre os enófilos, acessível e fácil de encontrar em qualquer loja especializada. Em geral, a bomba conserva o vinho por cerca de três dias, desde que guardado na porta da geladeira. É um método razoável e eficaz.


Recentemente foi lançado na Inglaterra um decanter chamado Eto, em formato de garrafa, que mantém o vinho por 12 dias, garantindo que não se desperdice uma gota. Coloca-se o vinho no Eto, que possui uma alavanca que retira o ar do seu interior, e mantendo-o fechado na geladeira, preserva o líquido. É possível encontrar o acessório para compra pela internet.


Existem outros métodos para conservar o vinho, mas sem grande expressão. De qualquer forma, acredito que a maioria dos apreciadores não passe por essa situação, pois uma vez aberta a garrafa de um bom vinho, entre amigos, certamente nem uma gota restará. Esta dica vale para quem mora sozinho e/ou quem gosta de beber uma taça no jantar. Até a próxima taça!


momentodivino@atribuna.com.br


bomba de vácuo

 


REAPROVEITE


Dica da editora Fernanda Lopes

Quando sobra só um pouco de vinho na minha casa, coloco em um pote de vidro ou saquinho plástico e congelo. Ele dura até três meses no freezer. Uso para marinadas, para fazer um risoto ou ainda para dar sabor ao frango assado ou à carne de panela.

AGENDA


Dias 4 e 5 de agosto, das 10 às 20hs nova edição do Vinho na Vila, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo. Diversos produtores de vinho brasileiro de Minas Gerais, Paraná, Serra Gaúcha, São Paulo e Santa Catariana. R$50,00 no Ingresso Rápido com direito a uma taça cristal da marca Bohemia, degustação de queijos, gins, produtos da Tartuferia San Paolo e ainda “pisa na uva”.


Dia 8 de agosto às 16h30, Wines of Chile no Hotel Unique, SP. Exclusivo para profissionais. Interessados devem enviar e-mail: rsvp@ch2a.com.br


 
► Baixe o Artigo em PDF


 



 
  Início
Vídeo
Download
Fale Conosco
Cadastro
  Institucional
Cursos
Degustações
Enoturismo
Enopoemas
Dicas
  Cláudia Elaine Garcia de Oliveira
Artigos
Enonews
Momento Divino
Fotos "Social do Vinho"
Saiu na Mídia
 
 
.:: • © Copyright 2007 - 2018, ENOAMIGOS ® • Santos • São Paulo • claudia@enoamigos.com.br • http://www.enoamigos.com.br .::
.:: • PORTALWEB 5.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy