Santé! A Puglia, fica no calcanhar ou mais precisamente, no salto da bota, e é uma das mais produtivas regiões vinícolas da Itália, tendo Bari como capital. Produz-se lá três vezes mais vinho que em toda a Toscana. É certo que muito desse vinho serve para misturas de tintos e brancos, desde o básico espumante até o vermute (bebida alcoólica feita de vinho, ervas, flores, frutas, cascas e especiarias). Aliás, quando falo em vermute registro, desde menina, meu pai bebericando o seu com 3 pedrinhas de gelo e uma rodela de limão. Hoje com seus 90 aninhos mantém o ritmo... lindo!
Muitas são as suas Denominações de Origem da Puglia; num outro Momento DiVino as elencarei. Importante é saber que as uvas Primitivo (a mesma Zinfandel da Califórnia), Negroamaro (preto amargo), Uva de Tróia e Malvasia Nera são destaque nos tintos densos, potentes, alcoólicos e suculentos. Seus caldos remetem a vinhos espessos que lembram um Porto, uma vez que a região é de clima quente. Nos vinhos brancos as uvas Malvasia Bianca e Bombino Bianco, são destaque, além da Chardonnay.
A Puglia ostenta paisagens espetaculares, turismo de primeira, ainda pouco explorado por brasileiros, entretanto é lá que os italianos costumam desfrutar de lindas praias, entre os mares Jônico e Adriático. É um point!
Recentemente participei da apresentação de um luxuoso hotel boutique da pequeníssima cidade de Ugento, província de Lecce, Salento, na referida Puglia. Um Castelo do século 17, cuja construção demorou mil anos para ser finalizada. Uma fortaleza a enriquecer a arquitetura da cidade. Trata-se do Castello Di Ugento (https://castellodiugento.com) impecavelmente restaurado, contemporâneo, de última geração. A propriedade está na família há 22 gerações e pertence atualmente ao casal Diana Bianchi e Massimo Fasanella d'Amore (ele foi o único herdeiro), e juntos fundaram o hotel.
O Castello Di Ugento oferece nove suítes impecáveis, design arrojado, conforto, segurança e tecnologia, sem comprometer o pé direito alto com afrescos barrocos e as antigas muralhas que o cercam. Instalações progressistas e inovadoras destacam o Puglia Culinary Teaching Centre, parceria exclusiva com o Culinary Institute of America, de Nova York, que proporciona curso de culinária pugliese, a cargo da chef Odette Fada. O requintado restaurante “Il Tempo Nuovo” criado pelo Chef Tommaso Sanguedolce exibe menu de alto padrão além de degustação e harmonização de vinhos.
Há também um museu, que além do próprio acervo, abriga exposições e eventos ligados a arte.
Defino o Castello Di Ugento como um local encantado; reúne beleza, conforto, história e cultura, ideal para desfrutar de sua gastronomia aliada aos vinhos Primitivos e outros do sul da Itália, tão apreciados por brasileiros. Salute e até a próxima taça!
PROVEI E INDICO
Tormaresca – Torcicoda Primitivo 2015 IGT, Salento, Puglia, IT
Uva: Primitivo (10 meses carv. francês e húngaro)
Cor: rubi intenso com violáceo
Nariz: framboesa, baunilha, especiarias
Boca: seco, certa doçura,14° GL, taninos aveludados, equilibrado e suculento
R$ 199,80 Winebrands Import. https://www.winebrands.com.br
Azienda Vinicola Losito e Guarini – Selezione Luigi Guarini – Primitivo de Manduria 2016 DOC, Puglia, IT
Uva: Primitivo (6 meses em bottis de carvalho).
Cor: rubi intenso com granado
Nariz: frutas maduras, amêndoas e nozes
Boca: seco, 14,5°GL, taninos elegantes, equilibrado, saboroso, final doce
R$ 149,90 no Laticínios Marcelo https://www.laticiniosmarcelo.com.br