Artigos
 VER TODOS OS ARTIGOS 

Momento DiVino "Susana Balbo vinhos com arte" 05/04/19 - A Tribuna Jornal - Santos
MOMENTO DIVINO 05-04-2019

Santé! As mulheres são sempre destaque no mês de março, ainda que já estejamos em abril, dedico a pauta de hoje a uma mulher do vinho que, indubitavelmente, merece! Refiro-me a uma dama e guerreira que produz vinhos com primor e arte, extremamente finos e poderosos, tal como ela.


Susana Balbo, argentina, desafiou as convenções sociais e tornou-se profissional na produção de vinho. Em 1981 formou-se em enologia com louvor, e foi a primeira mulher enóloga da Argentina.


Ao longo de mais de 30 anos de carreira, trabalhou na vinícola Michel Torino, Martins e Catena Zapata. Atuou como consultora em importantes vinícolas internacionais, o que lhe permitiu estar sempre na vanguarda das tendências de mercado e estilos de vinho. Foi ainda presidente da Wines of Argentina (WOFA) em três ocasiões (2006-2008, 2008-2010 e 2014-2016) e assumiu o cargo de vice-presidente de 2010 a 2012, tornando-se um ícone da indústria vitivinícola argentina e global.


Em 1999 Susana Balbo decidiu realizar seu sonho iniciando a construção da Susana Balbo Wines, no coração de Luján de Cuyo, Mendoza. Após mais de 10 anos de crescimento constante nos mercados internacionais, seus filhos, José e Ana, decidiram continuar com a tradição da família e se juntar à equipe.


Nos últimos anos vêm trabalhando arduamente para atender aos mais altos padrões internacionais de qualidade, demonstrando seu compromisso com as questões mais importantes do século 21: segurança alimentar, sustentabilidade e responsabilidade social corporativa. E por essa razão a vinícola se juntou ao Pacto Global das Nações Unidas, iniciativa voluntária de comprometimento com direitos humanos, normas de trabalho, meio ambiente e combate a corrupção, razão pela qual prezam e mantêm o cultivo de vinhedos sustentáveis.


Susana Balbo Wines elabora quatro linhas diferentes de vinhos: Crios, Signature, Nosotros e Bem Marco. Todos disponíveis no Brasil.


Um convite inovador reuniu mulheres fortes, ativas e empreendedoras do mundo do vinho em São Paulo, na Casa da Travessa, com recepção impecável da Daniella Romano, co-anfitrionada por Marina Jacob e Amandine Castillon, diretora e sommelière da Cantu Importadora, respectivamente, e com organização da CH2A Comunicação.


No encontro, embalado por vinhos da linha Signature da Susana Balbo, debatemos sobre dias de luta e dias de glórias, o quanto as mulheres são destemidas e batalhadoras para firmarem-se e empreenderem suas carreiras, de modo geral.


Deixo aqui um recado da enóloga Susana Balbo, uma lição que deve ser apreendida por todas nós:


"Se queres crescer e progredir não podes ter medo do fracasso. O fracasso não é mais que uma experiência, e estas podem ser boas ou ruíns. Elas nos ensinam e nos dão limites até onde chegar e o que construir. Fazer, criar, elaborar um grande vinho é tanto ciência quanto arte. A parte artística capta todos os componentes para a criação de uma paleta de cores e a pintura em si. O que resulta em vida e inovação. E assim todos os anos terás produtos mais criativos e novos que vão se adaptando ao gosto das pessoas. Todos evoluímos, todos crescemos, todos mudamos. Arte é necessária para a reinvenção de nossos vinhos. E mais, para poder explorar seus talentos você precisa ser fundamentalmente curiosa. A curiosidade pode demonstrar suas habilidades, seus limites, fazendo você sair da sua zona de conforto sem medos. É assim que se encontra o verdadeiro talento, crescimento e prosperidade, algo que talvez nem sonhamos. A criação dos meus vinhos é a consagração de todos os meus esforços como enóloga. Eu poderia dizer que a vinícola é como meu terceiro filho, um sonho que se tornou realidade. "


Confira minhas impressões de dois dentre os vinhos degustados no evento e até a próxima taça!


PROVEI E INDICO


Susana B Signature Torrontês 2016, Valle de Uco, Mendoza, AR
Uva: Torrontês (14°GL imperceptíveis)
Cor: amarelo brilhante (3 m carvalho francês)
Nariz: lima da Pérsia, lichia e baunilha
Boca: seco, frutado, acidez perfeita, bom corpo, saboroso e equilibrado
R$174,90 no Marcelo Imports e Empório Casa Porto


Susana B Signature Cab. Sauvignon 2016, Valle de Uco, Mendoza, AR
Uva: Cabernet Sauvignon (14,5° GL), chocolate, baunilha, madeira, complexo
Cor: rubi intenso brilhante (13 m carvalho francês)
Nariz: frutas vermelhas maduras , chocolate, baunilha, madeira, complexo
Boca: seco, acidez impecável, bom corpo, taninos macios, equilibradíssimo
R$174,90 no Marcelo Imports e Empório Casa Porto


 


 
► Baixe o Artigo em PDF


 



 
  Início
Vídeo
Download
Fale Conosco
Cadastro
  Institucional
Cursos
Degustações
Enoturismo
Enopoemas
Dicas
  Cláudia Elaine Garcia de Oliveira
Artigos
Enonews
Momento Divino
Fotos "Social do Vinho"
Saiu na Mídia
 
 
.:: • © Copyright 2007 - 2019, ENOAMIGOS ® • Santos • São Paulo • claudia@enoamigos.com.br • http://www.enoamigos.com.br .::
.:: • PORTALWEB 5.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy