Santé! A mídia vem noticiando, desde o século passado, as benfeitorias do resveratrol para a saúde.
Afinal o que é resveratrol?
O resveratrol é um polifenol com propriedades antioxidantes e anticoagulantes que pode ser encontrado principalmente nas sementes e películas (cascas) das uvas tintas e, por isso, no vinho tinto. Quanto mais intensa a cor do vinho ou das uvas, maior será a concentração em polifenóis. E nos vinhos tintos a composição rica em resveratrol se dá em consequência do seu processo de elaboração. Nestes o contato com as cascas das uvas durante a fermentação alcoólica é longo, captando todas as propriedades benéficas de seus polifenóis: resveratrol, flavonóides, taninos e as catecinas ou procianidinas. Já nos vinhos brancos esse contato é bem menor ou inexistente.
Inúmeras pesquisas científicas recomendam o vinho como prevenção do colesterol, sendo que seu consumo moderado diminui os níveis de LDL (ruim) e aumenta o HDL (bom). Ainda, previne o risco de entupimento das artérias coronarianas, evitando um infarto do miocárdio. É coadjuvante na prevenção do Mal de Alzeimer, onde os polifenóis atuam evitando o envelhecimento das células cerebrais. E agindo nas células cerebrais, o vinho pode evitar o surgimento da tão temida depressão.
É também coadjuvante na prevenção de doenças pulmonares, doenças do aparelho digestivo e do aparelho urinário. Pode ajudar os anêmicos, já que o álcool permite maior absorção de ferro pelo organismo - um copo de vinho contém 0,5mg de ferro. Pode ser eficaz no tratamento de diabetes tipo 2, pode reduzir tanto riscos de osteoporose como de degeneração macular e esta ocasiona cegueira em idosos.
A partir do nosso nascimento já produzimos radicais livres, basta que respiremos. Estes radicais livres aceleram o nosso envelhecimento. Quanto mais vivemos mais as nossas células se oxidam, é um processo natural. Entretanto podemos amenizar, ou tentar diminuir o ritmo desse processo tendo hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos e boa alimentação.
Para quem não gosta ou é impedido de alguma forma de ingerir a bebida de Baco, o suco de uva integral, em menor escala de polifenóis, é opção para a ingestão do resveratrol e a indústria também oferece o resveratrol em cápsulas. Ah, lembrando que existem até mesmo cremes faciais e corporais com o tal resveratrol, prometendo renovação dermatológica.
Atenção porque moderação e equilíbrio são as atitudes-chave para nosso bem-estar. Não se pode exagerar e deve-se manter a constância.
O vinho, portanto, é um antioxidante poderoso e pode trazer muitos benefícios para a nossa saúde e ajudar a desacelerar o processo de envelhecimento, além de aportar saúde para as nossas células. Mas tudo isso desde que seja uma escolha responsável, acompanhado da devida hidratação, nutrição e atividades físicas.
Inclua o resveratrol na sua dieta, seja em forma de vinho ou suco de uva integral, mas seja responsável, beba vinho moderadamente e acompanhando as refeições.
Bom carnaval ou bom descanso!
Até a próxima taça!
momentodivino@atribuna.com.br