ENOAMIGOS

Cursos e Consultoria em Vinhos

claudia@enoamigos.com.br

• Santos • São Paulo

Artigos
Momento DiVino "Família Bebber terroir brasileiro" 15/05/20 - A Tribuna Jornal - Santos
MOMENTO DIVINO 15-05-2020

Santé! Em agosto de 2017, coordenando uma prova de vinho às cegas, com valor de até 70 reais, foi emocionante anunciar e testemunhar, junto ao grupo de enófilos que lá estavam, que o vinho brasileiro Família Bebber Almejo Merlot 2012, havia sido eleito o melhor da noite, dentre rótulos importados. Vale destacar que a safra de 2012, no Brasil, elencou todas as condições naturais perfeitas para elaboração de vinhos. (reveja a citada coluna no meu site: link - http://www.enoamigos.com.br/article.php?cd=336) 

Desde então venho seguindo os passos e acompanhando a evolução da Vinícola Família Bebber, tão inovadora e promissora.

Felipe, Rafael e o pai Valter Bebber com os vinhos que produzem

Tudo começou quando Antonio Bebber e sua família, nascidos na Província de Trento, na Itália, emigraram para o Brasil em 1883. Estabelecido, inicia-se na agricultura e cultivo de videiras na então cidade de Nova Trento, hoje cidade de Flores da Cunha, na Serra Gaúcha, RS. Já no século 20, os netos, Aido e Joaquim Bebber, além de agricultores, aventuram-se na elaboração de vinhos artesanais no porão de casa, o que os tornou sócios na Cooperativa Vinícola São Pedro, em 1953.

Mas foi no século 21 que o jovem enólogo Felipe e seu irmão Rafael, junto com o pai Valter Bebber, retomam e concretizam o sonho de criar a própria vinícola, representando a 4ª geração da família.

As uvas procedem em sua maioria dos vinhedos de produtores locais da Serra Gaúcha, e em menor parte da Serra do Sudeste e da Campanha, uma parceria sob a supervisão monitorada dos Bebber. Já a vinificação é feita nas instalações da propriedade, que aliás recebe visitas com prévio agendamento.

Vinícola Bebber também trabalha com enoturismo / Tanques esféricos de concreto Galileo que dão caráter aos vinhos / Vinho Bebber

No quesito inovação a vinícola investe forte. Recentemente adquiriram dois tanques esféricos franceses Galileo. Ambos são usados tanto para fermentação quanto para maturação dos vinhos brancos e tintos. O objetivo é aliar aperfeiçoamento, modernidade e equilíbrio apostando nas tecnológicas esferas de concreto, no caso as Galileo, que micro oxigenam o vinho sem necessidade de o mesmo passar por madeira. Esse processo evidencia o caráter das uvas, sua essência, a cremosidade do vinho, revelando todas as características do terroir. A Família Bebber é pioneira nessa novidade.

E, nos vinhos cuja identidade pedem estágio em madeira, a vinícola utiliza barricas de carvalho americano e francês da afamada Seguin Moreau.

Atualmente a produção é de 120.000 garrafas anuais, e a tendência é de um crescimento constante, sempre mantendo a identidade dos vinhos.

O portfólio abrange:


- Linha Almejo - 3 rótulos (Merlot, Cabernet Sauvignon e Tannat);


- Linha Sentiero - 4 rótulos (Merlot, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e Tannat);


- Linha Família Bebber - 2 brancos (Sauvignon Blanc e Chardonnay) e 4 tintos (Pinot Noir, Malbec, Touriga Nacional e Marselan);


- Linha Temática - 1 rótulo BAH (blend de 93% Tannat e 7% Touriga Nacional);


- Linha Cuveé - 1 rótulo MARAGATO (blend de 6 castas de 3 safras distintas não reveladas pela vinícola);


- Linha Vero - 2 rótulos de espumantes brut, branco e rosé, produzidos pelo método tradicional e 1 rótulo de espumante Moscatel (linha Almejo)


Para o futuro próximo a Família Bebber lançará alguns blends, já em produção, mas ainda em segredo, certos de que a resposta do público em relação aos novos rótulos será gratificante. E breve lançarão o Chimango, um vinho branco Top, um Chardonnay barricado. Aguardo ansiosa!


A vinícola está investindo também num projeto enoturístico, que será concluído no primeiro semestre de 2021. Clientes e grupos serão recebidos na “sala de barricas”, com ambiente climatizado e preparado para degustação de vinhos de alta gama. Aliado a esse ambiente haverá também espaço gourmet, loja e o deck Jardim das Oliveiras, menção às onze oliveiras plantadas no entorno.


contato: Trav. Alfredo Chaves - Flores da Cunha - RS - Brasil
(54) 3292.1945 / (54) 3292.2680 - contato@familiabebber.com.br

Muitos rótulos têm conseguido boas premiações em concursos - Ouro 2019

Em 2016 a Família Bebber ganhou o prêmio de Vinícola Revelação na Grande Prova de Vinhos do Brasil. Em 2017 ganhou com o melhor Tannat. Em 2019 ganhou Medalha de Ouro para os rótulos Sentiero Cabernet Franc, Família Bebber Touriga Bacional e o Maragato. Parabéns!


Conheço quase todos os itens da vinícola e noite dessas, no meu isolamento, provei o BAH (interjeição gaúcha que pode significar satisfação e surpresa e até mesmo insatisfação, rejeição), da safra 2018 é um blend 93% Tannat da Serra Gaúcha e 7% Touriga Nacional da Serra do Sudeste. Amadurece 12 meses em carv. americano e francês. Cor rubi intenso e brilhante, aromas florais, herbáceos, e especiarias se mesclam às frutas negras e vermelhas com toque amadeirado. Na boca é seco, com acidez média mais, bom corpo, equilibrado com 13,5°GL e taninos envolventes e elegantes. Barbaridade, que vinho saboroso! A safra já está esgotada, que venha a próxima!


A Vinícola Família Bebber tem demonstrado seu verdadeiro potencial, elaborando vinhos de terroir com expertise, comprometimento e emoção. Vinhos jovens, versáteis, envolventes, você se apaixona de primeira!


Vivas ao vinho brasileiro!


Até a próxima taça!


momentodivino@atribuna.com.br

.:: • © Copyright 2007 - 2020, ENOAMIGOS ® • Santos • São Paulo • claudia@enoamigos.com.br • http://www.enoamigos.com.br .::
.:: • PORTALWEB 6.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy