ENOAMIGOS

Cursos e Consultoria em Vinhos

claudia@enoamigos.com.br

• Santos • São Paulo

Artigos
Momento DiVino "Ouro para o espumante brasileito 130 Blanc de Blanc" 05/06/20 - A Tribuna Jornal - Santos
MOMENTO DIVINO 05-06-2020

Santé! Que energia máxima receber a notícia que o Espumante 130 Blanc de Blanc elaborado com a uva Chardonnay, da brasileiríssima Casa Valduga, recebeu medalha de ouro em maio de 2020 em Paris, na França. É uma felicidade saber que o nosso espumante tem reconhecimento mundial!


Trata-se do concurso Vinalies Internationales, no qual todos os anos, desde 1994, a União de Enológos Franceses se organiza para uma competição de grande prestígio no mundo vinícola.


Durante 5 dias, 130 jurados (de 40 nacionalidades), especialistas em análise sensorial se reuniram sob a presidência de um especialista francês, para degustar, analisar e avaliar vinhos dos quatro cantos do mundo. No formato de degustação às cegas, sem identificação de marca, região produtora ou denominação, foram avaliadas características visuais e olfativas, como paladar e cor, bem como o teor alcoólico, acidez e açúcar. Aliás, cerca de 3.000 vinhos de todos os estilos foram inscritos e provados. Ufa!


Uma conquista inédita foi a premiação com medalha de ouro para o icônico rótulo 130 Blanc de Blanc, no quesito espumantes, nesta 26ª edição do Concours Vinalies Internationales.


“Estamos muito gratos e orgulhosos por este grande reconhecimento. Para nós, é um prazer representar o vinho nacional, nosso terroir, nossas videiras. Levar o vinho brasileiro mundo afora, e ser reconhecido por isso, aumenta a competitividade do mercado, elevando assim o nível do produto nacional. Isto une o setor e faz com que todos cresçamos juntos. Carregamos um legado importante e histórico, e um prêmio como este enaltece o pioneirismo e a vanguarda do Grupo Famiglia Valduga na formação de profissionais de alto nível, além de valorizar e reconhecer toda a dedicação e esforço enológico de nossa equipe”, destaca Eduardo Valduga, Diretor de Marketing e Comercial do Grupo Famiglia Valduga.


A linha de espumantes 130 foi criada em 2005 por João Valduga, enólogo da casa, com o propósito de homenagear a chegada da Família Valduga ao Brasil em 1875, comemorando os seus 130 anos de vida aqui. Inicialmente criou-se o Brut e o Rosé, ambos aclamados pela crítica especializada e consumidores. Em 2016 são lançadas as versões Blanc de Blanc e Blanc de Noir, espumantes que apresentam a mais elegante expressão de cada varietal.


 

Descrição do vinho


Casa Valduga 130 Blanc De Blanc, Leopoldina Vale dos Vinhedos, RS, BR


100% Chardonnay de safras especiais, através do método tradicional (champenoise), permanece 36 meses em autólise das leveduras. Encantador, possui coloração amarelo palha e um fino perlage. Com 12° GL possui um buquê de grande intensidade e elegância, perfeita harmonia entre as notas frutadas e as finas nuances amanteigadas e de brioche. A delicadeza da Chardonnay se transforma em um espumante único, com excelente cremosidade e frescor. Harmoniza muito bem com peixes, frutos do mar, risotos, culinária japonesa e mediterrânea.


História No final do século 19, em 1875 os primeiros imigrantes da Famiglia Valduga desembarcam no Brasil. Vindos da cidade de Rovereto, ao norte da Itália, cultivaram os primeiros parreirais no coração do que hoje é o Vale dos Vinhedos, dando assim início ao legado de um dos mais renomados nomes da vitivinicultura brasileira.


Passados 145 anos, quatro gerações depois, o patriarca Luiz Valduga, idealizou um grande sonho: Construir a melhor vinícola do Brasil. Com a ajuda de seus filhos, a tradição foi aliada às mais modernas técnicas para a produção de vinhos finos. Os investimentos em tecnologia cresceram e o reconhecimento tornou a Casa Valduga uma das vinícolas mais apreciadas do Brasil. Atual símbolo de excelência, a vinícola familiar continua comandada pelos irmãos Erielso, Juarez e João Valduga, que junto de seus filhos continuam a transmitir a paixão pelo vinho.


A marca brasileira está presente também em mais de 20 países, nos cinco continentes. Tradição e tecnologia buscam surpreender paladares de todo o mundo, com sabor e qualidade inigualáveis. A Casa Valduga coleciona mais de 300 prêmios em concursos nacionais e internacionais, e é prestigiada em países como França, Inglaterra, Espanha, Estados Unidos e Argentina.


Eu já tive o privilégio de estar na Casa Valduga como hóspede, e a experiência é simplesmente fantástica, com direito a imersão no mundo da uva e do vinho, enoturismo e enogastronomia imperdíveis!


Até a próxima taça!


momentodivino@atribuna.com.br


 

Serviço:


Casa Valduga - Via Trento 2355, Linha Leopoldina - Vale dos Vinhedos - Bento Gonçalves/RS CEP: 95.701-720


Fone/Fax: (54) 2105.3122


Enoturismo: (54) 2105.3154


O Grupo Famiglia Valduga é composto pelas empresas Casa Valduga, vinícola que está entre as dez maiores produtoras de espumantes e vinhos do Brasil; Domno é elaboradora dos espumantes Ponto Nero e importadora de vinhos finos; Casa Madeira, produtora de sucos, geleias, antepastos e creme balsâmico, entre outros; Cervejaria Leopoldina, o mais novo desafio do Grupo e Vinotage Cosméticos, cosméticos à base do óleo extraído da uva.  A sede do Grupo fica em Bento Gonçalves (RS), no Vale dos Vinhedos.

.:: • © Copyright 2007 - 2020, ENOAMIGOS ® • Santos • São Paulo • claudia@enoamigos.com.br • http://www.enoamigos.com.br .::
.:: • PORTALWEB 6.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy