ENOAMIGOS

Cursos e Consultoria em Vinhos

claudia@enoamigos.com.br

• Santos • São Paulo

Artigos
Momento DiVino "Casa Verrone - identidade paulista" 03/07/20 - A Tribuna Jornal - Santos
MOMENTO DIVINO 03-07-2020

Santé! São Paulo vem se destacando na elaboração de vinhos finos. E essa semana degustei dois rótulos super especiais da Casa Verrone, que aliás, vem conquistando as papilas de muitos apreciadores, assim como eu.


Chamou minha atenção, o espumante Sauvignon Blanc Sur Lie elaborado pelo método tradicional. Na verdade Sur Lie (sobre as borras) é uma técnica onde o vinho permanece mais tempo em contato com as leveduras, permitindo mais extrato, mais estrutura, maior evolução. E também não passa pelo processo de degorgement, deixando o líquido opaco e turvo, mas puro e rico. Imagine um espumante muito fresco, cheio de frutas tropicais como abacaxi, maracujá, melão, revelando aromas e sabor de brioche, tostados e mel. É um espumante em sua forma mais bruta e natural, que revela a essência da Sauvignon Blanc em evolução. Vinho austero, encorpado e de muita personalidade.


Sabe aquele Syrah, que lembra muito um vinho do Rhône, então, o Speciale Syrah 2018 é assim. É 100% Syrah, proveniente de vinhedos com altitude de 850 metros e solo argilo-arenoso e pedregoso localizado em São José do Rio Pardo/Itobi. Com passagem em carvalho francês por 12 meses, tem cor rubi violáceo profundo deixando lágrimas finas na taça, colorindo a mesma. O nariz é intenso, com aromas de frutas vermelhas em compota que se mesclam a caramelo, coco, chocolate, menta, café e tostados. Na boca é seco, acidez equilibrada com o corpo potente onde taninos firmes e finos se compõem com 15° GL. Está saboroso e estruturado, mas pode ser guardado.


Há 20 anos Márcio Verrone, proprietário e agrônomo, iniciou um projeto sonhado: produzir vinhos na Serra da Mantiqueira, em Itobi/São José do Rio Pardo, São Paulo, rompendo paradigmas na produção de vinhos no Brasil.


As primeiras videiras foram plantadas em 2009 e hoje a vinícola conta com 11 hectares de vinhedos com uma produção crescente e reputação como um dos principais produtores da região.


A Casa Verrone faz a colheita no inverno, na mesma época do hemisfério norte. O processo é denominado poda dupla da vinha. Enganam a planta, transferindo a colheita do verão para o inverno. Fugir de chuvas torrenciais é o propósito. Êxito é o resultado! O fruto amadurece totalmente preservando boa acidez e taninos perfeitos, vantagem para um excelente resultado em vinhos de alta Gama.


Syrah, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Pinot Noir, Chardonnay,  Sauvignon Blanc, Viognier e etc., são as uvas cultivadas e que dão origem ao portfólio da vinícola. Todos sob a supervisão do enólogo Cristian Sepúlveda, que aliás, tem contribuído para a criação de grandes vinhos no estado de São Paulo. Já foi enólogo da Guaspari, SP.


Tintos, brancos, rosés e espumantes da Casa Verrone devem ser provados pois certamente serão aprovados. Vinhos de qualidade e identidade paulista. Vivas ao vinho paulista! Vivas ao vinho brasileiro!



Serviço


Vinícola Casa Verrone


Para visitas é necessário fazer reserva e as degustações incluem um prato de charcutaria, uma visita técnica no vinhedo e uma degustação das amostras de barril, bem como vinhos acabados já em garrafa.


Rod. Dep. Eduardo Vicente Nasser, KM 03 (Sentido Itobi/São José do Rio Pardo antes do pedágio) CEP: 13715-000  Itobi – SP (19) 3608-1577


E lembre-se, priorize o comércio local, do seu bairro, da sua cidade.


Até a próxima taça!


momentodivino@atribuna.com.br


Casa Verrone Sauvignon Blanc Sur Lie

R$ 110,00 no site https://www.casaverrone.com.br/

Casa Verrone Speciale Syrah 2018

R$ 115,00 no site https://www.casaverrone.com.br/



.:: • © Copyright 2007 - 2020, ENOAMIGOS ® • Santos • São Paulo • claudia@enoamigos.com.br • http://www.enoamigos.com.br .::
.:: • PORTALWEB 6.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy