ENOAMIGOS

Cursos e Consultoria em Vinhos

claudia@enoamigos.com.br

• Santos • São Paulo

Artigos
Momento DiVino "Lírica Brut Rosé, vivas ao espumante brasileiro" 28/08/20 - A Tribuna Jornal - Santos
MOMENTO DIVINO 28-08-2020

Santé! O vinho brasileiro, vem conquistando a cada dia, mais e mais taças dos enófilos consumidores. Pesquisas recentes da Ideal Consulting (@idealbi.consulting - empresa que faz auditoria de importação e inteligência de mercado de bebidas) demonstram que o brasileiro além de estar consumindo mais vinhos, tem dado mais valor ao vinho produzido por aqui. E essa penetração se dá não apenas pela qualidade do produto, mas também porque o vinho nacional é ótima opção diante das altas taxas de importação no Brasil.

E nesse caminho a Vinícola Hermann lançou o seu novo espumante: o Lírica Brut Rosé, elaborado com uvas Chardonnay e Pinot Noir, das parcelas mais antigas dos seus vinhedos em Pinheiro Machado, na Serra do Sudoeste (RS). A vinícola pertence a Adolar Hermann, que há muito empreende no mundo do vinho. Adolar e os filhos comandam uma das maiores importadoras de vinho do país: a Decanter.

O novo Lírica Brut Rosé traz em seu DNA a expertise dessa família na importação e produção de vinhos de alta qualidade e o terroir excepcional de Pinheiro Machado. A região apresenta condições climáticas ideais para a elaboração de espumantes, com dias quentes e noites frescas, favorecendo a formação dos aromas. A assessoria técnica fica a cargo do enólogo português Anselmo Mendes, conhecido como o Rei do Alvarinho, e de Átila Zavarize, enólogo brasileiro. Juntos compõem a equipe de elaboração dos vinhos. Lírica é a linha cuvée de prestígio (alta gama) dos espumantes da Vinícola Hermann, já destacados nesta coluna.

O Lírica Brut lançado em 2012 é elaborado pelo Método Tradicional (champenoise) e o Lírica Crua, lançado em 2015, é um espumante espe
cial, cuja elaboração resgata métodos artesanais, sem dégorgement, é um vinho turvo, sem filtragem, que mantém a pureza e essência das leveduras no interior da garrafa, um dos primeiros espumantes sur lie do Brasil e sem adição de SO2. O novo Lírica Brut Rosé chegou para compor o trio de espumantes de prestígio da Hermann e o faz com nota dez. Acompanhe a seguir minhas impressões. Aproveito para agradecer o empenho da equipe CH2A Comunicação, que fez chegar às mãos de dezenas de jornalistas, de todo o Brasil, o Lírica Rosé, para que juntos pudéssemos participar do seu lançamento virtual nacional.

Vivas ao vinho brasileiro! E até a próxima taça!


MOMENTODIVINO@ATRIBUNA.COM.BR



AGENDA


De 20 a 22 de outubro – ProWine São Paulo 2020 – local Transamérica Expo SP. 1ª grande feira em tempos de Covid. Os promotores garantem cumprir vigor os o protocolo de segurança para a proteção de expositores, visitantes, parceiros e membros da equipe. É promovida pela alemã, Messe Düsseldorf, organizadora da maior feira de vinhos e destilados do mundo e aqui sob a direção da Emme Brasil e Inner Group. Inscrições (para profissionais)gratuitas no link: www.prowinesaopaulo.com





PROVEI E INDICO


Vinícola Hermann - Lírica Brut Rosé
(método tradicional - 18 meses de autólise) (estimativa de guarda 10 anos)


Uva: 90% Pinot Noir, 10% Chardonnay 12° GL
Cor: rosa salmão brilhante, borbulhas minúsculas, numerosas e contínuas
Nariz: rosas, cereja, groselha, morango, brioche, toque amendoado e mineral
Boca: seco, frutado fresco, corpo médio, todos os aromas em boca, perlage consistente, cremoso, equilibrado e elegante
Harmoniza: sardinhas fritas, queijos, paellas, moqueca de peixe, fricassé de frango, risoto de camarão, carne suína, pizzas. Servir a 8°C
R$ 109,10 na Decanter Santos ou no site www.decanter.com.br 


(esta semana o Lírica Rosé sai por R$ 92,74 com 15% de desconto)

.:: • © Copyright 2007 - 2020, ENOAMIGOS ® • Santos • São Paulo • claudia@enoamigos.com.br • http://www.enoamigos.com.br .::
.:: • PORTALWEB 6.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy