ENOAMIGOS

Cursos e Consultoria em Vinhos

claudia@enoamigos.com.br

• Santos • São Paulo

Artigos
Momento DiVino "Amitié lança vinhos varietais" 25/09/20 - A Tribuna Jornal - Santos
MOMENTO DIVINO 23-09-2020

Santé! E o mundo do vinho segue com encontros e master classes em plataformas digitais. Numa ação impecável da CH2A Comunicação (@ch2acomunicacao), participei do lançamento nacional da linha de vinhos tranquilos da Espumantes Amitié (@espumantesamitie). Já destaquei, aqui na coluna, as minhas apreciações técnicas sobre esses premiados espumantes, aliás, nascidos da amizade e empreendedorismo de duas mulheres do mundo do vinho nacional. Juciane Casagrande, enóloga e Andreia Gentilini Milan, sommelière, gaúchas, cuja marca Amitié, tem sede em Farroupilha, na Serra Gaúcha, RS.


Segundo Juciane e Andreia as ótimas condições climáticas da região produziram uvas de primeiríssima qualidade, sendo 2020 considerada “a safra das safras”. Motivadas pela alta qualidade das uvas, iniciaram a nova linha de vinhos tranquilos varietais (sem gás carbônico e produzidos com uma só variedade de uva): Amitié Blanc, Amitié Rosé e Amitié Red.


O Blanc é feito a partir da Sauvignon Blanc de vinhedos de Pinto Bandeira, e 15% de vinhedos da Campanha. O resultado é um vinho jovial com acidez média, bastante floral, frutas de poupa branca e equilíbrio impecável. Longe do usual Sauvignon Blanc de caráter vegetal e herbáceo. Vinho floral e elegante.


O Rosé foi concebido a partir da uva Merlot, proveniente de vinhedos de Bento Gonçalves, Pinto Bandeira e Farroupilha. A vinificação tem maceração rápida das cascas das uvas, e proporciona uma cor rosé forte, tons acima do salmão da Provence. Vivacidade, frescor e aromas intensos se expressam nesse vinho para lá de atraente, refrescante e leve.


O Red tem a Pinot Noir na sua composição. É um vinho com edição limitada, e muita fineza. Persistente nos aromas frutados e florais. Expressão marcante no gustativo, revelando delicadeza de taninos.


Destaco que todos os três rótulos são leves, frutados, fáceis de beber e que trazem uma tendência mundial, o baixo teor alcoólico. Fator que me agrada bastante, uma vez que nosso clima não condiz com vinhos de alto grau de alcoolicidade. Vinhos prontos para beber.


E as meninas gaúchas trazem também uma novidade nesse lançamento, além do rótulo de design arrojado, cada garrafa vem com um marcador de taças, muito delicado, em diversas cores metalizadas, colecionáveis. Um luxo!


É uma grande honra destacar o vinho brasileiro. Honra maior ainda publicar vinhos elaborados por mulheres que acreditam e valorizam o nosso terroir. Mulheres do vinho! Brindemos a Amitié, afinal um vinho que traz no nome a amizade deve ser evidenciado. Parabéns à Amitié por mais esse produto brasileiro no mercado.


Até a próxima taça!


momentodivino@atribuna.com.br


Provei e Indico


Amitié Blanc Sauvignon Blanc 2020, Farroupilha, Serra Gaucha, RS
Cor:
amarelo esverdeado brilhante 11° GL
Nariz:
floral e frutado, rosa, pera e melão
Boca:
seco, leve, acidez média, um agradável péttilant (efervescência), equilibrado e persistente


Amitié Rosé Merlot 2020, Farroupilha, Serra Gaucha, RS
Cor:
rosé goiaba brilhante 11 GL°
Nariz:
morango, framboesa, groselha
Boca:
seco, acidez média+, frutado, corpo médio, equilibrado e persistente


Amitié Red Pinot Noir 2020, Farroupilha Serra Gaúcha, RS
Cor:
rubi violáceo brilhante 11,5°GL
Nariz:
cereja e morango, notas de violeta
Boca:
seco, boa acidez, taninos macios e elegantes corpo médio, longo

.:: • © Copyright 2007 - 2020, ENOAMIGOS ® • Santos • São Paulo • claudia@enoamigos.com.br • http://www.enoamigos.com.br .::
.:: • PORTALWEB 6.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy