ENOAMIGOS

Cursos e Consultoria em Vinhos

claudia@enoamigos.com.br

• Santos • São Paulo

Artigos
Momento DiVino "Páscoa + Vinho + Chocolate" 17/04/22 - A Tribuna Jornal - Santos
MOMENTO DIVINO 17-04-2022

Santé! Hoje é Páscoa, festa cristã que simboliza renovação e esperança. É também a alegria das crianças e dos chocólatras. Aliás, o chocolate é um grande aliado para a saúde. Seus polifenóis agem como antidepressivo, liberando serotonina, o que resulta em maior bem-estar para o corpo e para a mente.


Nada melhor do que o casamento do chocolate com vinho, uma vez que este contém componentes antioxidantes, ativos na prevenção de diversas doenças. Tanto o vinho quanto o chocolate acima de 70% de cacau são ricos em flavonóides e taninos, que exercem efeitos positivos na saúde cardiovascular, na circulação de sangue no cérebro, dando maior potência ao raciocínio, ajudando a diminuir o colesterol ruim e regulando a pressão arterial.


Chocolate tem sabor intenso, textura macia e aveludada, e o mercado oferece diversas opções (amargo e puro 100% cacau, amargos a 60 ou 70%, meio amargos a 40%, ao leite, com amêndoas, macadâmias, avelãs, frutas secas, frutas nativas brasileiras, frutas vermelhas, com recheios etc.) e o vinho deve ser escolhido de acordo com o sabor, do doce ao amargo.

«os rótulos fortificados doces são mais indicados para harmonizar com chocolate»


Regra geral os vinhos fortificados doces são os mais recomendados para harmonização por sua doçura e alto teor alcoólico.


Para o chocolate ao leite, sugiro um vinho do Porto Ruby ou Porto Tawny simples, pois são menos intensos. Para os que têm recheios variados de frutas e para o chocolate branco proponho um Porto Branco ou um vinho doce botrytizado tipo Sauternes e Tokay. Essa harmonização também pode ser feita com Moscatel de Setubal, o italiano Vin Santo, o espanhol Jerez da uva Pedro Ximenez e o vinho Madeira da uva Malvasia ou Malmsey. Espumantes doces da uva moscatel são ótima opção para os chocolates brancos.


Já para o chocolate meio amargo com mais percentual de cacau, e ainda os que tenham crocância com frutas secas ou amêndoas, cai bem um Porto Vintage, LBV ou um Tawny 10, 20, 30 anos. Saindo dos vinhos do Porto você tem opção do fortificado Banyuls, do Sul da França, da uva Grenache, este casa muito bem. São vinhos mais intensos, estruturados, harmônicos e longevos.


Os vinhos secos podem combinar perfeitamente com chocolates que tenham acima de 60% de cacau na sua composição. Por serem mais amargos que os anteriores, aceitam muito bem os tintos secos encorpados, com acidez e taninos firmes e boa persistência. Indico os das uvas Shiraz ou Syrah, Malbec e Cabernet Sauvignon, não descartando, obviamente, os já citados Portos Vintage ou Tawnys.


Sirva entre 6 e 14°C, quanto mais leve o vinho mais gelado. E não abuse na dose, indico uma taça de 50 ml, uma vez que fortificados são bastante alcoólicos.


Que tenhamos todos um domingo de Páscoa recheado de doçura, paz e harmonia!


Até a próxima taça!


momentodivino@atribuna.com.br


.:: • © Copyright 2007 - 2022, ENOAMIGOS ® • Santos • São Paulo • claudia@enoamigos.com.br • http://www.enoamigos.com.br .::
.:: • PORTALWEB 6.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy