Santé! Notícias que nos orgulham. Um vinho brasileiro, mineiro da Serra da Canastra, recém-nascido e já ganhador de prêmios mundo a fora, demonstram a capacidade e qualidade da nossa terra, nossos vinhedos e nossos produtores. Me refiro ao vinho Sabina Syrah 2021, da Sacramentos Vinifer, de Minas Gerais.
O vinho Sabina Syrah 2021 foi premiado tanto no Guia Descorchados 2022, Brasil, como também no Decanter World Wine Awards 2022, da revista inglesa Decanter. São premiações que dão muita credibilidade e notoriedade aos rótulos que ali despontam. E agora a Sacramentos Vinifer é representada pela importadora World Wine. É o primeiro vinho brasileiro no portifólio da importadora, desfilando suas qualidades junto aos rótulos estrangeiros.
A Sacramentos Vinifer foi iniciada em 2018 por Jorge Félix Donadelli, empresário e amante de vinhos, e seus filhos. A família está ligada à agricultura e indústria calçadista de Franca, São Paulo.
As uvas são cultivadas na Fazenda São Miguel, em Sacramento, na Serra da Canastra, Minas. Iniciaram o plantio em solo argiloso, apenas dois hectares de Syrah e Sauvignon Blanc. Jorgito Donadelli, o filho ativo no projeto, se surpreendeu, pois já na primeira safra, na primeira colheita e primeira produção o vinho Sabina fora premiado. Jorgito conta que o vinho está no DNA da família. Seus antepassados já faziam vinhos na Calábria e Vêneto e o nome Sabina é uma homenagem a sua avó.
É importante destacar que o vinhedo está a 1.100 metros de altitude e o cultivo das uvas é caracterizado pelo método da dupla poda ou poda invertida. Na região sudeste do Brasil esse sistema de plantio vem alcançando muito êxito, são os chamados vinhos de inverno. Por esse método a planta dá origem a duas colheitas, uma no verão e outra no inverno. Descarta-se a colheita do verão, faz-se a segunda poda e a planta no inverno (com dias quentes e noites frias, ótima amplitude térmica, sem chuvas) dá origem a nova colheita com uvas sadias e plenas. Esse resultado proporciona um equilíbrio maior entre álcool, estrutura e acidez do vinho.
A Sacramentos Vinifer conta com a expertise de Alejandro Cardozo, enólogo uruguaio, que está no Brasil há anos e é proprietário da Empresa Brasileira de Vinificações - Urban Winery em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. As uvas viajaram em caminhão refrigerado até chegar a Alejandro, no Sul, para a devida vinificação. A fermentação se dá em tanques de concreto, 66% das uvas com cachos inteiros e o restante apenas os bagos e não há estágio em madeira, o vinho é a pura expressão da fruta.
Dois são os vinhos que elaboram, o Sabina Tinto e o Sabina Rosé, este também premiado no Guia Descorchados, ambos de Syrah, e pretendem lançar o branco de Sauvignon Blanc, na próxima safra.
Pude comprovar a qualidade e exuberância dos dois rótulos. Parabéns a Sacramentos Vinifer e a World Wine por acolher os destacados e premiados rótulos brasileiros em seu amplo rol de vinhos.
Acompanhe minhas impressões e até a próxima taça!
PROVEI E INDICO
Sacramentos Sabina Rosé 2021
Uva: Syrah (12,5º GL)
Cor: salmão brilhante
Nariz: morangos frescos, toque floral e herbáceo
Boca: seco, corpo leve, frutado, boa acidez, refrescante e saboroso
R$ 132,00 no site da World Wine - www.worldwine.com.br
PROVEI E INDICO
Sacramentos Sabina Syrah 2021
Uva: Syrah (12,5º GL)
Cor: rubi com violáceo, brilhante, média intensidade
Nariz: frutas vermelhas e negras frescas, toque de flores e especiarias
Boca: seco, frutado, toque picante, corpo médio, taninos integrados e firmes, elegante, potente e gastronômico
R$ 179,00 no site da World Wine - www.worldwine.com.br