Santé! Você conhece a linha Adventure da chilena Viña Morandé? Vinhos sinônimos de dias alegres e ensolarados, resultado de um trabalho mais experimental dos enólogos. São vinhos mais livres, feitos sem tantas regras pré-estabelecidas. São aventuras enológicas que surpreendem pela diversidade, inovação e qualidade. Como indica o nome do projeto, uma aventura engarrafada com liberdade e amor. Os enólogos do Morandé Wine Group como Ricardo Baettig, Daniela Salinas, Cristián Carrasco e Jorge Martínez são os responsáveis pelo portfólio dos Adventure Vinos de Terrunio. Vinhos de terroir que trazem o estilo e a personalidade de seu autor.
A Viña Morandé tem uma história genuína de inovação em busca da excelência. Pioneiros no Vale de Casablanca, bem como no plantio de campos de alta densidade e um dos primeiros a resgatar terroirs e técnicas ancestrais de vinificação. Adventure é composta dos rótulos: Aterciopelado, El Padre, Vigno, Creole, Bestiario, Despechado, Gran Petit, Tirazis, Colinas Del Ranquil.
Provei recentemente o Adventure Creole vino hecho a mano 2019. O rótulo vem estampado com uma ilustração linda e divertida, referente ao campo e ao agricultor Agustín Peñailillo que cultiva as vinhas. É o resgate da realidade dos campos e camponeses na origem, através das uvas que o compõem: 85%Cinsault e 15%País, advindas respectivamente do interior seco de Itata e Maule. Duas variedades fortemente enraizadas na cultura e tradição das regiões citadas. São vinhas naturais, regadas somente pela chuva, em solos granítico-argilosos. A fermentação se dá em ovos de concreto de 2 mil litros, com maceração carbônica. A Cinsault permanece nos ovos enquanto a País é trasfegada para amadurecer por 5 meses em barricas francesas usadas, obtendo-se um vinho bem frutado, com delicadas notas terrosas e moderado teor alcoólico. Com selo de sustentabilidade, valida a responsabilidade com as comunidades, o meio ambiente, e a eficiência no uso dos recursos naturais.
Creole é um vinho de cara limpa, franco e genuíno como o seu viticultor, mas também que carrega um orgulho daquilo que foi e quer continuar a ser: parte de um lugar com estilo de vida e costumes próprios, de pequenos agricultores que valorizam o que fazem e querem ir além, mas preservando suas raízes.
Outra novidade é a nova roupagem ou nova identidade dos vinhos da brasileira Vinícola Hermann. Exploradores e visionários do mundo vitícola a Hermann, que tem assinatura do proprietário da Importadora Decanter, Adolar Hermann, está onde a vanguarda encontra a autenticidade. Em cada garrafa um blend inspirado de elegância e equilíbrio sempre em busca de excelência.
Provei o novo rótulo do agora Alvarinho Jovem 2022, Serra do Sudeste/RS. O vinho é um verdadeiro e autoral tesouro enológico nacional. Depois de fermentado permanece sob as lias ou borras por 3 meses, resultando na perfeita expressão da fruta e acidez vivaz. Este Alvarinho, já premiado desde o seu lançamento, recebe a consultoria do enólogo português Anselmo Mendes, conhecido como o Rei do Alvarinho, mundialmente.
Aproveitem e até a próxima taça!
PROVEI E INDICO
Creole Adventure vino hecho a mano 2019, Valles Itata e Maule/CL
Uva: 85%Cinsault e 15%País
Cor: vermelho framboesa claro (12,5ºGL)
Nariz: framboesa, morango, cereja ácida, especiarias como canela e notas terrosas
Boca: seco, frutado, fresco, corpo médio-, taninos delicados e leves
Harmonização: charcutaria e queijos de textura firme. Massas com molhos vermelhos, carnes magras, pratos picantes.
R$ 399, na @setwinesbr www.setwines.com.br
PROVEI E INDICO
Alvarinho Jovem 2022, Pinheiro Machado, Serra do Sudeste RS/BR
Uva: Alvarinho (13º GL)
Cor: amarelo palha brilhante
Nariz: frutas cítricas, pêssego e flores brancas
Boca: seco, acidez vibrante e fresca, textura e mineralidade equilibradas, longo
Harmonização: peixes, frutos do mar, comidas condimentadas
R$ 92, na @decanter_vinhos www.decanter.com.br