Neste ano, a preocupação dos restaurantes com o impacto ambiental e o consumo consciente ganha mais força com as mudanças climáticas se tornando uma questão urgente.O olhar para a alimentação saudável,com menos processados e acolhimento de vegetar ianos. veganos e pessoas com restrições alimentares se fortalece.
Proporcionar experiências diferenciadas ganha importância . O consum idor tem procurado tanto a comida afetiva quanto os pequenos luxos. Isso acontece tanto na gastronomia como na enologia e na coquetelaria. A tecnologia se apresenta desde a melhora da gestão até em experiências virtuais e sensor iais. Veja o que diz quem entende do assunto.
Felipe Schmidt | Dona Conceição
"A utilização integral dos alimentos deve nortear a tendência neste e nos próximos anos. O consumo consciente dos alimentos tem ganhado cada vez mais espaço na dieta dos brasileiros. O aumento do consumo de vegetais e de cortes menos comuns de carne fazem parte desta tendência que tabém visa um estilo de vida mais saudável. Somos o que comemos."
José Domingos Neto,o Netão | Parrilla Netão Bom Beef
"Aposto na popularização e no aumento do consumo do Dry Aged pelos brasileiros. A carne maturada tem conquistado o paladar dos clientes nos últimos meses e deve crescer ainda mais em 2024. O processo de maturação agrega novos sabores, suculência e maciez à carne, proporcionando uma experiência incrível para quem prova esse tipo de carne."
Daniel Stucchi | CeSTu
"Pratos que preservam a identidade autêntica, por meio de releituras, serão uma tendência. Em minha casa, pretendo resgatar os sabores de Santos, combinando tradição gastronômica com técnicas modernas. Essa abordagem se tornará ainda mais popular este ano."
Dario Costa | Restaurant es Madê e Paru
"Depois de ver muita coisa ir e vir, a simplicidade é certeira se bem feita. Mais do que uma tendência, há um grande desafio que é garantir que seu cliente sempre saia satisfeito sem precisar banalizar seu trabalho, mantendo o conceito e a mensagem sem precisar impor."
Américo Junior | Babbo Américo
"A gestão automatizada, que otimiza custos e oferece maior controle, é uma tendência que oferece melhores preços também para o cliente. Além de possibilitar programas de cashbacks e fidelidade. Já adotamos na cantina e tem dado muito certo. Também há a preocupação com o saudável, com menos industrializados e mais orgânicos, além da introdução de pratos para pessoas com restrições alimentares. Isso deve crescer muito."
Carlos Moscol Paredes | Costazul Seafood
"O ano de 2024 promete trazer variedade de opções saudáveis e muitos pequenos prazeres. A maior tendência para o ano será a do crescimento da procura, com as receitas de alimentos plant-based (à base de vegetais) naturais e integrais, sem tanto processamento. Por meio deles, poderemos oferecer nossa diversidade de produtos orgânicos. Pimentas de distintas partes do mundo integradas a pratos equilibrados com sabores novos e geradores de explosões na boca vão dar muito de que falar. Os vinhos peruanos também vêm ganhando muito terreno internacional."
Virginia Fonseca | WineBar Laticínios Marcelo
"A gastronomia imersiva vem com uma proposta divertida, que mistura aquele real com o virtual. Ela vem com as novidades tecnológicas, com as questões sensoriais, através das projeções, do 3D, que transportam para cenários. Tudo junto com a comida, com a música. Os alimentos planted-based vão se
fortalecer ainda mais, vindo de uma forma menos processada, mais natural. A comida e sua relação com a saúde e com a sustentabilidade serão maiores. Os restaurantes terão que investir em orgânico e emoções vegetarianas e veganas. Outra tendência que vem forte é o mercado de luxo gastronômico e pequenos prazeres que a gente se permite às vezes como um macaron mais caro."
Katia Lopes | Casa da Villa
"O comfort food e a cozinha de inspiração, que traz a ancestralidade, vão se destacar ainda mais. Hoje, a gente tem a inteligência artificial na gastronomia e vai praticar uma cozinha com ainda mais fusão. Uma cozinha que traz a preocupação com as intolerâncias alimentares, com o social, com a questão financeira. Procurar produtos sazonais, que têm melhor preço e qualidade e são mais sustentáveis. Tem que acolher vegetarianos e veganos. É essa a fusão: juntar tudo que vem acontecendo. A preocupação deve ser com a acolhida à mesa."
Juliana Doglio | QDV Casa de Vinhos
"Destaco a cultura dos pequenos prazeres em alimentos e bebidas, com ênfase na enogastronomia . Explora-se desde a tradição dos queijos à preparação de pratos clássicos, como a focaccia e a caponata, realçando harmonizações e o enriquecimento cultural dos vinhos. Essa tendência visa criar conexões entre sabores, momentos prazerosos e pessoas."
Aline Araújo | Hideout Speakeasy e Fizz
"Nossa aposta é seguir a tendência em uma coquetelaria mais leve em álcool e refrescante, além da nossa premissa básica do minimalismo, com coquetéis que focam na qualidade, técnica e criatividade ao invés da quantidade."
Claudia Oliveira | Somméliere e colunista do domingo+
"O mundo do vinho está agora nas mãos da nova geração. Enólogos e bebedores jovens, ambos procuram práticas de vitivinicultura mais sustentáveis, vinhedos de agricultura orgânica que resultem em vinhos leves, refrescantes, com baixo teor alcoólico e prontos para beber, tanto tintos, brancos e rosés. Destaco ainda a procura dos vinhos varietais, com uma única uva em sua composição, os quais têm grande procura por sua simples identificação e a curiosidade por uvas diferentes, como as autóctones. Chamo atenção para os espumantes sem álcool, opção para quem tem restrições à bebida. Sem deixar, obviamente de exaltar os grandes rótulos, que para os velhos bebedores sempre serão aclamados."
Eduardo Lascane | Terminal BBQ
"A procura por alimentos direto do produtor para a mesa segue em alta, com a preocupação de sustentabilidade em foco. Pequenos snacks de origem vegetal e ricos em proteína são cada vez mais procurados. Pequenos deleites gastronômicos e ingredientes considerados de luxo vão crescer muito em 2024."
Helio Marques | Lyon Gastronomia A fetiva
"A comida afetiva, da vovó, com um pouquinho menos técnica e mais emoção, é uma tendência. O Brasil está precisando disso: mais emoção e menos teatro na comida. Aquele feijãozinho cremoso. que é difícil de achar em qualquer lugar, o arroz soltinho, o bifinho bem feito, ao invés de cardápios longos e falando um monte de coisa que parece complicada. As pessoas querem o simples bem feito."
Gabriel Sousa | Rota Nordestina
"A tendência para este ano aponta para uma diminuição no uso da carne seca, em razão dos conservantes presentes em seu processo de preparo. Por outro lado, observa-se um crescimento no consumo da carne de sol, pela sua associação a métodos mais naturais de conservação, alinhando-se à busca por opções alimentares mais saudáveis e autênticas."
Douglas Benício | Heróis Burgers Santos
"Os smash e slide burgers estão se tornando a grande tendência deste ano, contrastando com a preferência, há algum tempo, por hambúrgueres de gramatura mais alta. O consumidor está cada vez mais inclinado a escolher opções mini e hambúrgueres mais finos."
Danilo Rocha | Santos Sabores Massas e Pizzas
"Há uma abordagem mais moderna do que em 2023, mantendo-se no comfort food, porém com técnicas mais refinadas e maior atenção aos detalhes ao usar ingredientes locais. Eles nunca saem de moda, mas serão utilizados com mais cuidado e destaque."
Fernando Russell | Seven Kings Burgers N'Beers
"Acreditamos que em 2024 haverá uma convergência maior com cozinhas diversas. Isso é algo que já trabalhamos há algum tempo, criando hambúrgueres com influências das culinárias asiáticas, mediterrânea e africanas, utilizando temperos e ingredentes diferentes."