ENOAMIGOS

Cursos e Consultoria em Vinhos

claudia@enoamigos.com.br

• Santos • São Paulo

Artigos
Degustação Harmonizada 1°FEV 2012
Degustação Harmonizada - 1º de fevereiro 2012. Em moldes diferentes, a degustação harmonizada da Enoteca Decanter ontem, foi um sucesso gastronômico. O cheff Wagner Almeida apresentou alguns dos novos quitutes do cardápio, casadinhos com os vinhos:
DEGUSTAÇÕES 01-02-2012
vinhos degustados na noite

Em moldes diferentes, a degustação harmonizada da Enoteca Decanter ontem, foi um sucesso gastronômico. O cheff Wagner Almeida apresentou alguns dos novos quitutes do cardápio, casadinhos com os vinhos:

1- MORTADELA ITALIANA GIULIETA
DOLCETTO D'ALBA MASCARELLO
2- RISOTTO DE VITELLO C AMÊNDOAS
FINCA MUNOZ ARTERO
3- SALMÃO AO CREME DE AÇAFRÃO C CAMARÃO E RISOTTO DE MAÇA
VILLARD LE CHARDONNAY GRAN VIN
4- BACALHAU C PURÊ DE OLIVAS NEGRAS
VINHO LUCIANO LANDI VERDICCHIO
5- PETIT GATEU DE PISTACHE C SORVETE DE CAFÉ
VINHO CARLOU "THE WELDER"

1- A untuosidade da mortadela ficou evidentemente diminuída e bem casada com a acidez exuberante da uva dolcetto do vinho tão admirado "Mascarello".
2- Esse espanhol 100% tempranillo, foi percebido a longa distância, com aroma arrebatador de coco, mais parecia o chocolate "prestígio", e, foi o rei da noite. Vinho com total estrutura para um zilhão de opções, e que se pronunciou delicado com as amêndoas do saboroso risoto e mais austero sem elas, incrível‼!
Como citei anteriormente, essa degustação foi diferente mesmo.                 
3- Em seguida, para limpar nossas papilas e apreciarmos melhor o casamento do vinho proposto com o salmão sugeri muita água, seguida do vinho branco antes de tentarmos a harmonização, o que nos deu um resultado proveitoso, mas, nem por isso tão aclamado.  Foi um casamento morno , mas agradável. O salmão, cá entre nós, é um peixe que agrega até um tinto médio, e, pra mim, um tinto mais robusto...enfim... foi aprovado com Villard Chardonnay, já nosso conhecido.
4- O Bacalhau. Ao menos eu, preferiria um tinto ao branco proposto. Este, apesar de sua personalidade peculiar da uva verdicchio, um branco pontuado, com estrutura e acidez cítrica muito equilibradas, da safra de 2010, foi vítima de um quase divórcio, visto que o purê de olivas negras puxou o casamento com o tinto espanhol e flertou muito bem com o italiano do Piemonte. Entretanto, em matéria de BACALHAU, creio que este é um casamento que pode ser considerado "polígamo"... vai mesmo do gosto de cada pessoa...
5- A sobremesa veio tinindo. O gateau chegou quentinho com crosta crocante sob o glace au café...perfeito com o vinho doce sul africano, da uva chenin blanc em colheita tardia. Aromas e sabor de mel e compota de abacaxi. Casamento duradouro!!!

Parabéns ao cheff Wagner Almeida, e a todos nós que lá comparecemos. Tim! Tim!
Em moldes diferentes ( os vinhos servidos não estavam na ordem normal de serviço dominante das degustações), foi um sucesso enogastronômico!

.:: • © Copyright 2007 - 2020, ENOAMIGOS ® • Santos • São Paulo • claudia@enoamigos.com.br • http://www.enoamigos.com.br .::
.:: • PORTALWEB 6.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy