Artigos
 VER TODOS OS ARTIGOS 

Degustação Harmonizada 1°FEV 2012
Degustação Harmonizada - 1º de fevereiro 2012. Em moldes diferentes, a degustação harmonizada da Enoteca Decanter ontem, foi um sucesso gastronômico. O cheff Wagner Almeida apresentou alguns dos novos quitutes do cardápio, casadinhos com os vinhos:
DEGUSTAÇÕES 01-02-2012
enoamigos.com
vinhos degustados na noite

Em moldes diferentes, a degustação harmonizada da Enoteca Decanter ontem, foi um sucesso gastronômico. O cheff Wagner Almeida apresentou alguns dos novos quitutes do cardápio, casadinhos com os vinhos:

1- MORTADELA ITALIANA GIULIETA
DOLCETTO D'ALBA MASCARELLO
2- RISOTTO DE VITELLO C AMÊNDOAS
FINCA MUNOZ ARTERO
3- SALMÃO AO CREME DE AÇAFRÃO C CAMARÃO E RISOTTO DE MAÇA
VILLARD LE CHARDONNAY GRAN VIN
4- BACALHAU C PURÊ DE OLIVAS NEGRAS
VINHO LUCIANO LANDI VERDICCHIO
5- PETIT GATEU DE PISTACHE C SORVETE DE CAFÉ
VINHO CARLOU "THE WELDER"

1- A untuosidade da mortadela ficou evidentemente diminuída e bem casada com a acidez exuberante da uva dolcetto do vinho tão admirado "Mascarello".
2- Esse espanhol 100% tempranillo, foi percebido a longa distância, com aroma arrebatador de coco, mais parecia o chocolate "prestígio", e, foi o rei da noite. Vinho com total estrutura para um zilhão de opções, e que se pronunciou delicado com as amêndoas do saboroso risoto e mais austero sem elas, incrível‼!
Como citei anteriormente, essa degustação foi diferente mesmo.                 
3- Em seguida, para limpar nossas papilas e apreciarmos melhor o casamento do vinho proposto com o salmão sugeri muita água, seguida do vinho branco antes de tentarmos a harmonização, o que nos deu um resultado proveitoso, mas, nem por isso tão aclamado.  Foi um casamento morno , mas agradável. O salmão, cá entre nós, é um peixe que agrega até um tinto médio, e, pra mim, um tinto mais robusto...enfim... foi aprovado com Villard Chardonnay, já nosso conhecido.
4- O Bacalhau. Ao menos eu, preferiria um tinto ao branco proposto. Este, apesar de sua personalidade peculiar da uva verdicchio, um branco pontuado, com estrutura e acidez cítrica muito equilibradas, da safra de 2010, foi vítima de um quase divórcio, visto que o purê de olivas negras puxou o casamento com o tinto espanhol e flertou muito bem com o italiano do Piemonte. Entretanto, em matéria de BACALHAU, creio que este é um casamento que pode ser considerado "polígamo"... vai mesmo do gosto de cada pessoa...
5- A sobremesa veio tinindo. O gateau chegou quentinho com crosta crocante sob o glace au café...perfeito com o vinho doce sul africano, da uva chenin blanc em colheita tardia. Aromas e sabor de mel e compota de abacaxi. Casamento duradouro!!!

Parabéns ao cheff Wagner Almeida, e a todos nós que lá comparecemos. Tim! Tim!
Em moldes diferentes ( os vinhos servidos não estavam na ordem normal de serviço dominante das degustações), foi um sucesso enogastronômico!


 
► Enoteca Decanter Santos SP


 



 
  Início
Vídeo
Download
Fale Conosco
Cadastro
  Institucional
Cursos
Degustações
Enoturismo
Enopoemas
Dicas
  Cláudia Elaine Garcia de Oliveira
Artigos
Enonews
Momento Divino
Fotos "Social do Vinho"
Saiu na Mídia
 
 
.:: • © Copyright 2007 - 2018, ENOAMIGOS ® • Santos • São Paulo • claudia@enoamigos.com.br • http://www.enoamigos.com.br .::
.:: • PORTALWEB 5.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy