Santé!
O Chile é o país líder no ranking de importação de vinhos no Brasil. As novidades para este ano foram apresentadas no 4°Tasting Wines of Chile 2014, organizado por Alessandra Casolato, da CH2A Comunicação. Trinta e uma vinícolas expuseram seus vinhos, comprovando a qualidade e prestígio diante dos degustadores que transitavam nos salões do Hotel Unique, em São Paulo, no último dia 6 de agosto.
Os vinhos chilenos estão disponíveis em mais de 90 países nos 5 continentes, e as vendas continuam crescendo. Só no Brasil, consumimos aproximadamente 28.300.000 litros de vinho chileno em 2013, mais que o dobro do consumo de rótulos da Argentina, que é o segundo em importação por aqui.
O evento Wines of Chile 2014 promoveu a esperada MasterClass, mostra especial para profissionais do setor, em que pude degustar vinhos dos extremos do Chile.
Héctor Riquelme, premiado sommelier chileno, conduziu a degustação de rótulos elaborados sob condições extremas de terroir (palavra francesa sem tradução que compreende solo, altitude, condições de clima, vento e insolação para cultivo). Vinhos do Deserto, ao norte, e do Valle de Itata, ao sul, são alguns exemplos.
Um país comprido e estreito com grande diversidade de solos, climas, uvas e vinhos; este é o Chile. Sua geografia variada formada pelo Deserto do Atacama ao norte, Patagônia ao sul, Oceano Pacífico a oeste e a Cordilheira dos Andes a leste, compõe uma barreira natural de proteção contra doenças fúngicas protegendo o cultivo das videiras.
Riquelme afirmou que, dez anos atrás, os destaques chilenos eram os vinhos das uvas tintas Cabernet Sauvignon, Merlot, Malbec, Carménère, e das brancas Sauvignon Blanc e Semillon. E, se orgulha por hoje poder destacar vinhos de outras uvas, como as brancas Chardonnay, Riesling, Muscat, Gewürztraminer, e as tintas Syrah, Pinot Noir, Zinfandel, Cinsault, Mouvédre, Carignan e Pais (esta trazida por colonos espanhóis em 1554).
A viticultura chilena iniciou-se na metade do século XVI pelos espanhóis. Apesar da herança de quase 500 anos, essa indústria ainda jovem está evoluindo rapidamente para atender à demanda do atual mercado internacional. A sua capacidade para diversidade na produção e a sua competência para gerir e inovar são excepcionais e devem ser destacadas. Sem contar que lá existe um programa de sustentabilidade ambiental que agrada consumidores de produtos ecologicamente corretos, e busca a preservação do planeta. Respeito com as futuras gerações! Essencial!
Confira em www.enoamigos.com.br a lista completa dos vinhos degustados e até a próxima taça!
http://www.enoamigos.com.br/gallery_sub_article.asp?codigo=128&status=6
momentodivino@atribuna.com.br
AGENDA
Grande Degustação dos Vinhos de Portugal 2014
26 de agosto/terça das 18 às 20hs em São Paulo.
Inscrições: viniportugal@exponor.com.br
PROVEI E INDICO
Viña Ventisquero,Tara Red Wine 1 Pinot Noir 2012, Atacama, CL
Uva: Pinot Noir
Cor: Rubi, brilhante, e de pouca intensidade.
Nariz: Cereja e framboesas com toques herbáceos, terrosos e de fungui.
Boca: Seco, boa acidez, mineralidade e salinidade. Taninos firmes. Elegante equilibra 12,9° GL de álcool.
Importadora Cantu http://www.cantu.com.br (breve lançamento)