Santé!
Estive no evento "Venha descobrir os grandes vinhos do Alentejo", no último dia 15, em São Paulo, onde pude degustar diversas preciosidades desta dinâmica região portuguesa.
O evento foi realizado pela empresa portuguesa Essência do Vinho, com apoio e divulgação da CH2A Comunicação, dirigida por Alessandra Casolato, no qual a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana me convidou para a Masterclass ‘A Arte do Corte', conduzida pelo jornalista e crítico de vinhos portugueses Rui Falcão.
Nesta aula privée Rui nos brindou com seu vasto conhecimento sobre os vinhos de Portugal explicando sobre os cortes alentejanos, ou seja, vinhos que têm várias castas em sua composição.
Portugal possui mais de 250 uvas autóctones, aquelas nativas de suas terras, e o Alentejo produz vinhos com cortes específicos, dando a essa região maior notoriedade no mundo vitivinícola.
Os cortes, chamados de "lotes" em Portugal, conhecidos também como assemblages ou blends, são elaborados tanto separadamente, quando cada uva é vinificada em separado e depois o enólogo faz a mistura, ou mesmo juntamente, em que todas as uvas são vinificadas em conjunto. Este modo é muito mais difícil e complexo, uma vez que a sua correção ao final torna-se impossível. Rui Falcão informou que está aí a arte do corte do Alentejo. Muitos produtores dominam este estilo utilizando muita técnica e saber, dosando criteriosamente as espécies de uvas a misturar, a quantidade das castas e o tempo de vinificação e estágio em barricas novas ou usadas, ou sem passagem em madeira.
O sucesso dos vinhos dessa região é comprovado nas vendas. De cada duas garrafas de vinho português vendida, uma é do Alentejo, sendo que a outra pode ser das demais regiões como Douro, Dão, Bairrada, Vinhos Verdes etc.
Aliás, o Alentejo é a terra do sobreiro, espécie de carvalho que fornece a cortiça para as rolhas que fecham os vinhos, tema que em breve trarei para a coluna.
Portalegre, Borba, Redondo, Reguengos, Vidigueira, Évora, Moura e Granja-Amareleja são as sub-regiões dos vinhos com Denominação de Origem Controlada "Alentejo DOC".
As uvas brancas do Alentejo são: Arinto, Antão Vaz, Fernão Pires ou Maria Gomes; Roupeiro ou Síria; Rabo de Ovelha ou Rabigato e Verdelho. Também as conhecidas Chardonnay, Sauvignon Blanc e Semillon. Todas elas originam vinhos brancos aromáticos, originais, frutados, complexos, ligeiramente ácidos, com estrutura e harmonia.
Dentre as tintas estão: Alfrocheiro, Alicante Bouschet, hoje considerada regional mas originária da França; Aragonez ou Tinta Roriz, que é a mesma Tempranillo na Espanha; Castelão ou Periquita; Touriga Nacional e Trincadeira. Ainda as universais Cabernet Sauvignon, Syrah, Petit Verdot. Os vinhos tintos têm cores carregadas e intensas, aromas complexos de frutos maduros, estrutura firme, são pungentes, equilibrados e persistentes.
Degustar um vinho do Alentejo é partilhar o conhecimento de gerações de vinhateiros, a inovação de novas técnicas e o despertar para um vinho de extrema personalidade!
A lista completa dos vinhos que degustei você acessa no meu site www.enoamigos.com.br
Escolhi 3 pra compartilhar com vocês.Vinhos degustados na Master Class, sob a direção de Rui Falcão
J. Portugal Ramos - Vila Santa Reserva Branco 2012
Arinto, Alvarinho e Sauvignon Blanc.
Herdade do Esporão - Esporão Reserva Branco 2013
Arinto, Antão Vaz, Roupeiro e Semillon.
Cooperativa Adega de Borba - Adega de Borba Tinto 2012
Aragonês, Alicante Bouschet e Trincadeira.
Cortes de Cima Tinto 2011
Syrah, Petit Verdot, Aragonês e Touriga Nacional.
Paulo Laureano Premium 2012
Aragonês, Alicante Bouschet e Trincadeira.
RoqueVale - Tinto da talha Grande Escolha 2009
Alicante Bouschet e Touriga Nacional.
Julio Bastos - Dona Maria Reserva Tinto 2008
Alicante Bouschet, Syrah e Petit Verdot.
AGENDA
07/10 DECANTER WINE DAY, das 17 às 22h. Mais de 100 rótulos para degustar. Mesa de frios, sorteio de vinhos e descontos. Na Enoteca Decanter Santos. Inf. tel. 21047555
PROVEI E INDICO
Cooperativa de Borba - Adega de Borba - Tinto 2012 - Alentejo, PT.
Uva: Alicante Bouschet, Aragonez, Trincadeira
Cor: rubi com média intensidade
Nariz: frutas silvestres, ameixa e toques de mel.
Boca: seco, muita fruta, taninos razoáveis, bom corpo, boa persistência equilibrado com 13,5° GL de álcool
R$52,00 no Empório Maria Luiza, importado pela Adega Alentejana http://www.alentejana.com.br
PROVEI E INDICO
Júlio Bastos - Dona Maria Reserva Tinto 2008 - Alentejo, PT.
Uva: 50% Alicante Bouschet, 50% Petit Verdot e Syrah
Cor: rubi intenso retinto
Nariz: defumado, frutas negras, azeitonas, toque balsâmico, animal, couro e caça, complexo
Boca: seco, encorpado com taninos firmes, macios e aveludados, vivaz, vibrante, equilibrado com 14° GL de álcool, persistente. Decantar por 1hora.
R$185,00 na Enoteca Decanter, importado por Decanter Vinhos http://www.decantersantos.com.br
http://www.decanter.com.br