Momento DiVino "Aguce os sentidos no brinde" 30/12/16 - A Tribuna Jornal - Santos
MOMENTO DIVINO 30-12-2016
Santé!
Brindar o novo ano é um ritual, uma magia que encanta. Quem de nós nunca fez um brinde para comemorar uma ocasião, e ainda mais agora no réveillon? Todos aguardamos ansiosos a noite de 31 de dezembro para fazer nossas juras, nossas promessas e darmos as boas-vindas ao Ano Novo.
Mas como surgiu a tradição do brinde?
Segundo a mitologia, Dionísio, o deus grego do vinho, inventou o brinde na tentativa e acerto de proporcionar alegria aos cinco sentidos humanos. A visão já havia se agradado da cor do vinho, o olfato se encantado com o aroma, o paladar com o seu sabor e o tato com a temperatura. Entretanto, a audição não havia obtido prazer algum com a apresentação da bebida, motivo pelo qual Dionísio convidou a todos para que batessem suas taças umas contra as outras, fazendo surgir o tilintar, agradando, assim, a audição. Ah! esse barulhinho bom, que sempre nos faz felizes.
Há quem diga que o brinde sempre foi um pretexto de precaução contra os inimigos. Reis, imperadores e o povo, em geral, batiam seus copos (de prata, latão, estanho) para que as bebidas se misturassem. Assim, a possibilidade de envenenamento se "diluía", literalmente...
Ainda, alguns povos europeus cultivavam lendas de que o tilintar das taças afastava espíritos malignos ou demônios. Há crendices para todos os gostos! Mas foi no século XVI que o brinde se popularizou na Inglaterra, ganhando o mundo. O importante é que o brinde se consagrou como um ritual em que a bebida é expressão de honraria e boa vontade. Brindar é símbolo de alegria e comemoração do êxito, seja com a família e entre amigos, seja profissionalmente.
Os brindes podem ser longos, conter contos, verdadeiras histórias! São os brindes mágicos, repletos de valor que enobrecem o momento, enriquecidos pela boa companhia, elemento fundamental para se apreciar um bom vinho, certamente. Ainda que curtos, o desejo de prosperidade, de união, de alegria e amor ao próximo em cada comemoração sintetizam o brindar. O simples desejo de saúde é elementar no brindar, isso porque representa o fundamental na vida. É a saúde que nos permite viver tudo de bom e seguir brindando os nossos melhores momentos, não é verdade!?
E para nós, apreciadores do vinho, ele é o símbolo de todos os brindes. Ou seja, ainda que não haja grandes comemorações, abrir uma garrafa especial propicia o momento divino, ensejando a comemoração em si mesma. Brinde sempre! A vida merece ser comemorada e agradecida a cada dia. E eu brindo e agradeço esse espaço por ter vocês, queridos leitores, mais pertinho do mundo do vinho.