Com a palavra o agrônomo Edvard Kohn: “Esta safra está se tornando espetacular com um potencial de qualidade que pode ser a melhor dos últimos 10 anos”. Ainda, segundo o winemaker Roberto Cipresso, Diretor técnico da Bueno Wines, os eventos climáticos forçaram as videiras a acelerar, desenvolvendo uma uva de alta qualidade.
A colheita iniciou com a Pinot Noir, uva base para os espumantes Bueno Cuvée Prestige Brut, Bueno Bellavista Desirée Brut Rosé e VIC. Depois começaram a ser colhidas na sequência as variedades Sauvignon Blanc, Merlot, Cabernet Sauvignon e Petit Verdot, uvas para elaboração dos vinhos Bellavista Estate Sauvignon Blanc, Bellavista Estate Pinot Noir, Bueno Paralelo 31 e VIN. A previsão é que a colheita deve ser concluída até meados de março.
Os vinhos espumantes estarão no mercado cerca de seis a oito meses após a colheita; já os vinhos tranquilos em até 20 meses após a colheita. “Para o futuro, trabalhamos para integrar a uva Cabernet Franc com as variedades atualmente utilizadas no corte do vinho Paralelo 31”, conclui Cipresso, responsável direto pelos vinhedos da Bellavista Estate, na Campanha Gaúcha.