ENOAMIGOS

Cursos e Consultoria em Vinhos

claudia@enoamigos.com.br

• Santos • São Paulo

Artigos
Momento DiVino "Miolo lança coleção Sete Lendários safra 2022" 21/07/24 - A Tribuna Jornal - Santos
MOMENTO DIVINO 21-07-2024

A coleção os Sete Lendários Miolo Safra 2022 foi oferecida em grande noite, com jantar harmonizado, no qual o enólogo Adriano Miolo apresentou suas criações. Essa é a terceira edição do kit Lendários. A primeira nasceu em 2018 e a segunda, em 2020. Ela só é possível em safras excepcionais nos quatro terroirs da vinícola brasileira. “A safra 2022, as sim como as de 2018 e 2020, superou todas as expectativas nos quatro terroirs. Por isso, precisa ser celebrada da melhor forma: elaborando vinhos históricos para serem apreciados daqui a dez ou 20 anos”, diz Adriano Miolo.


Miolo Merlot Terroir


Vinícola Miolo, do Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS)


Posso dizer que é um ícone que nasce de quatro vinhedos. Este é um ícone da Denominação de Origem Vale dos Vinhedos (D.O.V.V.), pois as uvas selecionadas nascem de vinhedos nos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, que integram a região demarcada do Vale dos Vinhedos. Esta é a 10a edição deste vinho, lançado somente nas safras de 2004, 2005, 2008,2009, 2011, 2012, 2015, 2018 e 2020.

Miolo Merlot Terroir é a expressão do selo D.O.V.V. O vinho amadureceu por 12 meses em carvalho francês e envelheceu engarrafado nas caves da Miolo até seu lançamento.


Miolo Testar di Syrah


Vinícola Terranova, do Vale do São Francisco, em Casa Nova (BA)


É um símbolo que vem do sertão. A Miolo fez nascer um tinto estruturado no sertão nordestino, abençoado pelas águas do Velho Chico. Testardi em italia no significa teimoso e remete à obstinação e à persistência, demonstrando que é possível cultivar uvas e fazer grandes vinhos neste local hostil, mas que alimentado pelo Rio São Francisco é capaz de produzir vinhedos em meio ao semiárido. Na Terranova, duas safras anuais são colhidas graças ao sistema de gotejamento com as águas do Rio São Francisco. A casta Syrah, já consolidada na região, demonstra todo o poder deste terroir.


Miolo Quinta do Seival


Vinícola Seival, da Campanha Meridional, em Candiota (RS)


Sabor de Portugal no Brasil. A Miolo, no ano 2000, apostou e concretizou a vontade de cultivar castas portuguesas em Candiota, na Campanha Meridional Gaúcha. O resultado é o Quinta do Seival Castas Portuguesas. No nariz, a elegância da Touriga Nacional. Na boca, a potência da Tinta Roriz (Tempranillo na Espanha). Ideal para guarda, tem 15ºGL, é um bi-varietal que equilibra os atributos das duas castas. As 26 mil garrafas enumeradas expressam sua complexidade aromática e gustativa do terroir da Campanha. Com alto potencial de envelhecimento, amadureceu por 12 meses embarricas de carvalho francês. Premiadíssimo em mais de dez países, é um dos primeiros rótulos brasileiros elaborado com variedades portuguesas no Brasil, com passagem por barricas de carvalho.


Miolo Vinhas Velhas Tannat


Vinícola Almadén, da Campanha Central, em Santana do Livramento (RS)


Filho da terra, do tempo e do homem. As vinhas têm 46 anos. O vinhedo de uvas finas é o mais antigo do Brasil, um patrimônio que já se transformou em milhões de litros de vinho e que segue sua jorna da atravessando o tempo, desafiando o homem com a bênção da terra. Aprendendo com o terroir da Campanha Central, em Santana do Livramento, a Miolo aprimorou sua habilidade e gerou ali um dos Sete Lendários, que retrata a cultura de vinhas velhas da Europa. O solo arenoargiloso de topografia plana com leves ondulações e um clima quente e subúmido, com longas horas de sol, é o ambiente perfeito para o cultivo da Tannat, que conduzida em espaldeira (gobelet, sem estacas) se sobressai, elevando oDNA da região para este tipo de casta. Assim, a planta concentra açúcares e matéria corante, elevando a carga tânica. A colheita é manual e seletiva com controle de produção de 1 quilo por planta, chegando a 3 toneladas por hectare. O vinho retrata a excelente adaptação da Tannat na Campanha Central, elaborando de um vinhas velhas nos moldes europeus.


Miolo Sesmarias


Vinícola Seival, da Campanha Meridional, em Candiota (RS)


Arte em forma de vinho. O Sesmarias Safra 2022 é o vinho mais conceitual da Miolo WineGroup, feito na Vinícola Seival, instalada em Candiota, na Campanha Meridional. É a arte em forma de vinho num corte de seis castas: Cabernet Sauvignon, Merlot, Petit Verdot, Tannat, Tempranillo e Touriga Nacional. É o primeiro tinto elaborado no Brasil com fermentação integral em barricas de carvalho. O trabalho começa no vinhedo, com a colheita selecionada de apenas frutos perfeitos. As uvas são cuidadosamente desengaçadas, sem esmagamento. Tanto a fermentação alcoólica quanto a malolática ocorrem por duas semanas, na madeira em contato com as cascas, e com as leveduras naturais ou indígenas da uva. O corte dos seis vinhos estagia por mais de 18 meses em barrica nova de carvalho francês. Expressivo, elegante e longevo, o Sesmarias 2022 é um exemplar de alta gama com qualidade internacional. Considerado o vinho mais conceitual da Miolo, o rótulo somente foi produzido nos anos de 2008, 2011, 2018, 2020 e 2022.


Miolo Sebrumo Cabernet Sauvignon


Vinícola Seival, da Campanha Meridional, em Candiota (RS)


Na época da Revolução Farroupilha, de 1835 a 1845, todo combate se ganhava em cima de um cavalo. Na Batalha do Seival, em 1836, não foi diferente. Aliás, foi quando a República Rio-Grandense foi proclamada, nos Campos dos Menezes, onde hoje está instalada a Vinícola Seival. E é lá que nasce o melhor Cabernet Sauvignon varietal já elaborado pela Miolo. Para um vinho emblemático que nasce do solo do bioma presente na fronteira Sul do país, um nome também único. Baio Sebrumo era o nome do cavalo montado pelo general João da Silva Tavares, na Batalha do Seival. A batalha, que marcou a história dos gaúchos, durou dez anos. O Miolo Sebrumo Cabernet Sauvignon 2022 é o varietal mais icônico da jornada de quase 35 anos da vinícola.


Miolo Lote 43


Vinícola Miolo, no Vale dos Vinhedos (RS)


Foi criado para homenagear o patriarca da família, Giuseppe Miolo, que chegou ao Brasil em 1897 e se instalou na Serra Gaúcha, exatamente no Lote 43 da Vila Leopoldina, coração do Vale dos Vinhedos. O Miolo Lote 43 é emblemático. Tanto é que o rótulo foi lançado nas safras 1999, 2002, 2004, 2005, 2008, 2011, 2012, 2018, 2020 e 2022. Este vinho é a representação da história da família Miolo. Ele simboliza o legado dos imigrantes, passado de geração em geração e que se mantém vivo. A partir deste vinho, a Miolo criou grandes ícones e viveu importantes momentos, transformando a empresa na maior produtora de vinhos finos do país, chegando a mais de 30 países de todos os continentes e acumulando mais de mil premiações internacionais. O caminho para se chegar a este resultado é preciso. Lote 43 é o grande ícone do Vale dos Vinhedos, e a sua 10a edição revela a excelência da safra 2022.
O kit Lendários Safra 2022 vem em caixa de madeira. Pode ser encontrado nawww.miolo.com.br/vinhosoupelo telefone 0800-9704165. O valor médio é de R$2.300,00.

Vivas ao vinho brasileiro! #comprevinhogaucho #bebavinhogaucho

Até a próxima taça!

MOMENTODIVINO@ATRIBUNA.COM.BR 
@CLAUDIAENOAMIGOS


AGENDA

Sexta-feira tem a 5a edição do Encontro de Queijos e Vinhos, da Vinhos e Tais. Mais de 40 rótulos de vários países, acompanhados de queijos, frios, patês, antepastos e caldos.

Local: Centro Espanhol de Santos (Av. Ana Costa, 286).
Convites: R$ 140,00.
Informações: (11) 99921-2161 e (13) 92000-6858.

.:: • © Copyright 2007 - 2024, ENOAMIGOS ® • Santos • São Paulo • claudia@enoamigos.com.br • http://www.enoamigos.com.br .::
.:: • PORTALWEB 6.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy