Convite de Fernanda Rolim, representando a SCA - mobiliário contemporâneo.
Apoio - Zahil Litoral Importadora de Vinhos, na pessoa de Murilo Rodrigues.
A Ideia de ocupar funcionalmente a cozinha SCA me inspirou a convidar Silvio Pereira, engenheiro, piloto de aviões e helicópteros, que nas horas vagas tem como hobby pilotar um fogão, que nos proporcionou um jantar ímpar.
Então "en petit-comitê", para convidados interessados e muito simpáticos, alternei descontraidamente, noções sobre o mundo do vinho e a simplicidade de degustar e harmonizar o vinho e comida, aliás, DELÍCIA é a palavra certa para a noite do evento.
Harmonizando vinhos brancos secos, que são os ideais para a nossa cidade à beira mar, com um jantar a base de vieiras e camarões, conseguimos despertar um interesse maior pelos vinhos brancos, que usualmente são preteridos aos tintos.
Iniciamos com uma entrada, preparada com maestria, de vol-au-vent de vieiras em molho de manteiga, limão siciliano e laranja. Sugeri o vinho espumante "Veuve Paul Bur Blanc de Blancs Brut", com acidez e efervescência equilibradas e suficientes para combinar muito bem com o exotismo das vieiras e o molho cítrico.
1º vinho branco seco:
Domaines François Lurton "Les Salices Viognier 2008", Vin de Pays d'Oc Languedoc, (Sul da França). Vinho da pouco conhecida uva viognier, leve, mas com personalidade, uma vez que tem passagem em barricas de carvalho francês. Fui surpreendida com a aceitação geral deste que tornou o prato mais agradável ainda, vinho com aromas florais,e delicada acidez, corpo médio casando bem com a cremosidade do molho e a doçura do camarão.
2º vinho branco seco:
Framingham "Sauvignon Blanc 2008" Marlborough (Nova Zelândia). Este vinho para mim foi a perfeição em razão de seus aromas e sabores de maracujá, ervas frescas, toque de especiarias com acidez exata para contrapor com a substancial gordura do molho e do camarão, formando um conjunto ideal em torno do arroz temperado com açafrão e das cebolinhas a salpicar por cima.
3º vinho branco seco:
F.E. Trimbach "Riesling 2007" (Alsace - Fr). Neste, pudemos perceber que a opulência mineral da uva riesling somada a sua delicadeza de sabor e extrema elegância e frescor também propiciou a todos momentos de êxtase ao degustá-lo com o prato que ficou perfeito.
Creio que vinhos diversos para diversas comidas sempre são bem-vindos, principalmente para aprendermos a variar e evoluir nosso paladar. Degustar e harmonizar comida e vinho é ousar e buscar o novo.
Seguindo a regra básica de harmonização que reza: vinhos brancos com carnes e massas brancas, vinhos tintos com carnes e molhos vermelhos, fica muito simples e fácil, mas o ideal é degustar, testar ao vivo e a cores as muitas possibilidades.
Foi interessante perceber, o destaque do "best buy" (custo-prazer) Les Salices Viognier 2008.
Mas, o preferido para o prato foi o Trimbach "Riesling 2007", que é um vinho elegante premiado e de muita qualidade e fama.
E, para o regozijo de todos os convidados e na linha láctea do jantar, EnoSilvio nos ofereceu um cheesecake com calda de geléia de goiaba...hum!
Esta sobremesa acompanhada do vinho doce "Nivole Moscato d'Asti 2008" ficou inesquecível. Com aromas de flor de laranjeira e toques de especiarias e amêndoas. Na boca agradou e harmonizou perfeitamente com cheesecake.
Por aclamação geral foi a harmonização mais ovacionada. Foram delírios de prazer gastronômico, chegamos no limiar da luxúria! Ai, Oxalá! não tenhamos pecado neste momento...pois o vício e a virtude estão muito próximos e é por isso que somos humanos. Sem mais palavras, realmente DIVINO!